Agressões físicas e verbais vindas de alunos são os principais motivos de doenças psicológicas entre os educadores

Agressões físicas e verbais vindas de alunos são os principais motivos de doenças psicológicas entre os educadores
Agressões físicas e verbais vindas de alunos são os principais motivos de doenças psicológicas entre os educadores
À frente de sessões de terapia em grupo para professores da rede pública há mais de 25 anos, o psiquiatra Lenine da Costa Ribeiro diz que as agressões físicas e verbais vindas de alunos são os principais motivos de doenças psicológicas entre os educadores que recorrem ao divã. Segundo o médico do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, seis em cada dez professores não conseguem mais voltar às salas de aula após enfrentarem episódios de agressões graves – como humilhação, ameaças e ataques físicos.

Lenine da Costa Ribeiro diz que o medo dos alunos, as situações de agressão e humilhação e a sensação de impotência são as queixas mais comuns nas reuniões. Fala-se sempre sobre salário ou infraestrutura das escolas, mas a insegurança do professor em relação aos alunos é um tema bem mais frequente. Os professores reclamam mais do medo que do salário. Surgem transtornos de ansiedade generalizada. O estresse pós-traumático é um agravamento importante da saúde mental e leva a sintomas como pânico em diferentes níveis, falta de interesse pela vida, depressão, perdas de memória, dificuldades de cognição e fobias distintas. São sintomas que não respondem rápido aos tratamentos e que por isso costumam ser longos, assim como os períodos de afastamento, que chegam a durar mais de um ano.
Há pessoas que tinham grande capacidade de dar aulas, articulação didática, e que ficaram completamente apáticas. O mais frequente é a incapacidade do professor de dar aula porque está sendo impedido agressivamente. Ele não consegue mais se impor e perde toda a autoridade diante da turma. Ameaças também são frequentes, não são só ameaças contra a vida, mas contra o patrimônio da pessoa, como esvaziar os pneus do carro, por exemplo. O maior medo é sofrer reprimendas na rua, depois das aulas, fora da escola. De acordo com Ribeiro, primeiro tratamento é feito com medicação. Antidepressivos e neuromoduladores. O tratamento medicamentoso tenta abreviar o sofrimento o mais rápido possível, mas também são necessários pelo menos dois anos de monitoramento. Neste período o professor participa de sessões de psicoterapia feitas em grupo, onde todos compartilham e discutem experiências. Muitos deles são afastados das escolas até que consigam se recuperar. Assumindo cargos de “readaptação”, como funções na secretaria ou na biblioteca escolar, esses educadores tendem a ser vistos como figuras menos importantes do que aqueles que seguem dando aulas. Desinteresse pela vida, depressão, perda de memória e problemas de cognição são algumas das consequências da violência no cotidiano das escolas, diz o psiquiatra.
Segundo os dados nacionais da Prova Brasil, do Ministério da Educação, um terço dos professores que responderam ao teste disse ter sido agredido verbalmente por alunos. Um em cada dez afirmou ter sofrido ameaças e aproximadamente um a cada 50 disse ter sido agredido físicamente por estudantes. Entre 2003 e 2004, pesquisa da Unesco mostrou que 83% dos alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Belém e do Distrito Federal disseram que havia violência nas escolas públicas onde estudavam. Entre professores e funcionários, o número sobe para 86%. Cerca de 30% deles viram armas nas mãos dos alunos. Investigação da Apeoesp (Associação dos Professores do Estado de São Paulo) indicou que 44% dos professores da rede estadual afirmam já terem sofrido alguma violência (agressão verbal ou física) nas escolas onde dão aula.
Fonte BBC Brasil (bbc.com/portuguese)