Início Dicas 15 Dicas para professores iniciantes

15 Dicas para professores iniciantes

70
0
COMPARTILHAR

15 Dicas para professores iniciantes

Na faculdade aprendemos muitas teorias e filósofos e por mais que aprendemos a teoria, apenas na prática vamos aprender realmente o que é ser professor. Confira nesta postagem 15 dicas simples mais muito uteis para professores iniciantes.

Confira nesta postagem 15 dicas simples mais muito uteis para professores iniciantes.

1 – NÃO SEJA O CENTRO DAS ATENÇÕESOs melhores professores são aqueles que guiam, dividem o que sabem, e não se tornam o centro das atenções. Os estudantes é que são o objetivo final de tudo.

2 – ESTUDE OS SEUS ALUNOSVocê precisa conhecer o seu grupo, saber quem são as pessoas que você vai ensinar. Qual a idade, se a turma é agitada. É interessante ter uma conversa com sua coordenadora para descobrir algumas coisas da turma. Assim você já vai sabendo quem é o engraçadinho, quem é o tímido da turma, os talentos, os defeitos de cada um. Isso te ajudará a estar preparado para alguma situação em sala.

3 – ALUNOS PODEM PROCURAR DESAFIOS DESDE QUE VOCÊ DÊ SEGURANÇA A ELES

4 – EXCELENTES PROFESSORES SÃO AQUELES QUE ENSINAM COM PAIXÃO
A diferença entre um bom professor e um excelente professor está exatamente na paixão com que eles atuam e não no conhecimento ou experiência. Paixão pelo material, pelo programa, pelo ensino. O desejo é contagioso.

5 – ESTUDANTES APRENDEM QUANDO OS PROFESSORES MOSTRAM O QUANTO ELES PRECISAM APRENDER
Os alunos não têm a ideia exata do que é realmente importante e o que poderão ter de benefício com a aprendizagem. Será seu papel mostrar, dividir, ensinar e praticar com eles.

6 – MANTENHA O SEU PROGRAMA CLARO E SIMPLES
Uma das grandes funções de um mestre é fazer as coisas complicadas parecerem simples. A grande ação de um grande líder é exatamente fazer com que seus seguidores lhe entendam.

7 – APRENDA COM OS ALUNOS
Sempre brinco que somos professores não um dicionário ambulante. É normal você não saber tudo, a resposta que você pode dar aos seus alunos é “não sei”. Ao invés de perder credibilidade você mostrará humildade e reconhecimento. Mas não se esqueça de pesquisar com eles e sanar a dúvida.

8 – O ENSINAMENTO COMEÇA DO CORAÇÃO
A melhor forma de ensinar não é uma fórmula, é algo pessoal. Diferentes pessoas ensinam a mesma matéria de forma diferente porque são diferentes e vêem o mundo de forma diferente. O ato de ensinar requer coragem para explorar o sentimento de identidade.
9 – PARE DE FALAR, COMECE A ESCUTAR
Dê espaço para seus alunos se manifestarem. Isso mostra o valor que você dá a eles. A linguagem do escutar é muito importante e dá a você um feedback do seu programa.

10 – DEIXE SEUS ALUNOS ENSINAREM UNS AOS OUTROS
Você não é a única pessoa com quem eles podem aprender. Eles também podem ajudar uns aos outros. Mantenha um ambiente propício para a troca.

11 – ENSINE DE MANEIRAS DIFERENTES
Dentro da sala de aula há espaço para diversas estratégias de ensino e dinâmica. Deixe sua aula divertida e prazerosa. Tenho certeza que teve algum professor que se destacou na sua vida pela forma que ele ensinava. A forma de ensinar é essencial. Use e abuse de filmes, teatros, parque, experiencias. Será uma experiencia incrível para seus alunos e tenho certeza que eles não esqueceram a matéria.

12 – DESCANSE
Você sempre vai encontrar novas coisas para fazer, por isso aprenda a estabelecer limites para o tempo em que permanece na escola. Se você está bem sua aula flui melhor. Lembre-se de cuidar de você!

13 – PLANEJE E RESPEITE SEU TEMPO
Há momentos para alunos, para reuniões e para os pais. Mas também deve haver um período pessoal, onde você possa ver e responder seus e-mails, almoçar. Se você se planejar você consegue fazer todas as suas coisas tranquilamente. Se esforce para começar algo e terminar, caso você começa a fazer algo deixa começa outro, no final da contas você tem milhões de coisas inacabadas, está cansada e tem a sensação que o dia não rendeu. Planejamento é tudo!

14 – FAÇA CONTATOS E APRENDA
Bons profissionais estão sempre em busca de novas informações e oportunidades. Estude! Tente descobrir sempre algo novo.  Faça isso com uma rede de contatos e leituras diárias, por exemplo. Fique conectado com sites e outros recursos que ofereçam material relevante para seu desempenho. Converse com professores mais velhos que você. Não tenha medo de pedir conselhos. Tenho certeza que será muito útil.

15 – DETERMINE O QUE VOCÊ AVALIA
É óbvio que os professores devem saber o que avaliam e quando avaliam, mas, algumas vezes, os educadores parecem esquecer ou perder o foco naquilo que devem realmente avaliar. Saiba determinar qual é a avaliação que você deve fazer, para quem, com qual foco e em que hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here