Ícone do site SÓ ESCOLA

Um roteiro semanal completo de atividades permanentes de alfabetização

Atividades de leitura que envolvam o professor e a turma podem ocorrer todos os dias. (Foto: Mariana Pekin)
Desde que Emilia Ferreiro e Ana Teberosky descobriram o papel ativo das crianças no processo de alfabetização, amplas linhas da Pedagogia passaram a defender que o professor exerça um papel de mediador, que cria situações reais de leitura e escrita que permitam o avanço. É daí que vem a preocupação, que você já conhece muito bem, de construir uma rotina de imersão na cultura escrita, sem amenizar artificialmente a complexidade dela.
Diante dessa necessidade, é preciso entender que os grandes projetos são importantíssimos na alfabetização, mas as chamadas atividades permanentes, aquelas rotineiras, tem um papel fundamental. São elas que garantem o contato constante do aluno com o sistema de escrita.
Por isso, hoje eu quero falar do básico, do arroz com feijão da alfabetização! Abaixo, há um roteiro semanal com atividades de leitura e escrita simples, permanentes e diversificadas. Elas podem ser individuais, em duplas ou em grupos (sempre levando em conta as hipóteses de escrita dos alunos) e contemplam diversos tipos de textos, como listas, artigos informativos, canções etc.
A partir desses modelos, você poderá escolher os textos que desejar, adaptá-los ao tempo de aprendizagem da sua turma (algumas precisam de mais tempo para desenvolver as atividades) e adequá-las à faixa etária. Ah, e um detalhe importante: todos os materiais impressos devem estar em letra de imprensa – se possível, maiúscula – para facilitar a leitura.

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira:
Fonte: Nova Escola
Por: Blog de Alfabetização – Mara Mansani
Sair da versão mobile