Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais

Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Estamos apresentando a vocês o documento Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental, que faz parte do Programa de Orientação Curricular do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação. 
O programa tem como objetivos principais contribuir para a reflexão e discussão sobre o que os estudantes precisam aprender, relativamente a cada uma das áreas de conhecimento, e subsidiar as escolas para o processo de seleção e organização de conteúdos ao longo do ensino fundamental.

O presente documento foi organizado por especialistas de diferentes áreas de conhecimento e coordenado pela Diretoria de Orientação Técnica. Foi submetido a uma primeira leitura realizada por grupos de professores, supervisores e representantes das Coordenadorias de Educação que apresentaram propostas de reformulação e sugestões. Na seqüência, foi encaminhado às escolas para ser discutido e avaliado pelo conjunto dos profissionais da rede.
A partir da sistematização dos dados coletados pelas Coordenadorias de Educação, foi elaborada a presente versão, que orientará a organização e o desenvolvimento curricular das escolas da rede municipal.
Esse processo de construção coletiva exigiu o envolvimento amplo de todos os educadores que atuam na rede municipal e a participação ativa das Coordenadorias de Educação e das instâncias dirigentes da Secretaria Municipal de Educação, como coordenadoras do debate e mediadoras das tomadas de decisão.
Para a nova etapa – a reorientação do currículo da escola em 2008 ‑ apontamos a necessidade de articulação deste documento com os resultados da Prova São Paulo, de modo a elaborar Planos de Ensino ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Contamos com a participação de todos neste compromisso de oferecer cada vez mais um ensino de qualidade para as crianças e jovens da cidade de São Paulo.
_________________________
Para ter acesso ao arquivo em PDF completo: