Vídeo muito fofo explica a diferença entre empatia e simpatia

Vídeo muito fofo explica a diferença entre empatia e simpatia: Já pensou em explicar para as crianças o que é empatia? Este sentimento que rege (ou ao menos deveria) as relações humanas é tão difícil de definir em palavras quanto garantir que ela faça parte de todos os momentos da nossa vida. Entendê-la requer tanto esforço quanto praticá-la.
Pensando nisso, a animação “O poder da empatia” faz uma explicação didática, poética e com toques refinados de humor sobre este sentimento, comparando-o com outro de nome parecido, a simpatia. “Empatia inspira conexão, enquanto simpatia move desconexão”, explica o vídeo.
Créditos: Reprodução/Katy Davis
A animação explica de forma didática como colocar a empatia em prática em frases simples, como “obrigado por compartilhar”.

Com ilustrações divertidas e linguagem acessível para as crianças, o vídeo explica de diversas formas o que é um e outro, aplicando-os em situações cotidianas. E finalmente, um resumo possível: “empatia é sentir com as pessoas”.
Créditos: Reprodução/Katy Davis
 “Sempre imagino que empatia é este espaço sagrado, onde alguém está em um buraco, e gritam do fundo dizendo que estão presas, que é escuro. Então olhamos e dizemos “Hei, acalme-se, sei como é estar aqui.
Repleto de metáforas e simbologias sutis, o pequeno filme explica que uma das maiores dificuldades de as pessoas praticarem a empatia está no fato de que ela é uma escolha vulnerável, já que para nos conectarmos com o modo de sentir dos outros, é preciso primeiro nos conectarmos com algo em nós mesmos que já conhece este sentimento.
O filme foi produzido pela animadora Katy Davis, com narração de Brené Brown. Clique aqui para acessar o site da artista e saber mais. Assista e inspire-se. Que tal utilizá-los com seus alunos ou com as crianças em casa?