Início Dicas Como fazer um plano de aula eficiente?

Como fazer um plano de aula eficiente?

213
0
COMPARTILHAR
Como fazer um plano de aula eficiente?
Como fazer um plano de aula eficiente?
Olá, amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Como fazer um plano de aula eficiente?
É muito importante que o professor planeje sua aula, não importa a sua matéria ou a idade dos alunos, uma aula bem planejada pode render muito mais e com isso os alunos aprendem mais rápido e sem dificuldades. Mas como fazer um plano de aula eficiente? Vamos dar aqui algumas dicas preciosas para você fazer um plano de aula bom.

Um bom plano de aula não precisa ser grande e exagerado, você pode fazer algo mais simples, nossa dica é não fazer um plano muito cheio de detalhes, faça algo que você vai entender e que seja executável. A primeira coisa que deve pensar no momento de criar um plano de aula eficiente é no seu objetivo para com os estudantes, depois que ensinar a matéria o que seus alunos precisam ser capazes de saber?
Pensando nisso será mais fácil criar um plano de aula eficiente, pois ele será feito seguindo o principal objetivo que é ensinar uma matéria para seus alunos. Crie objetivos, coloque em um papel o que você espera que seus alunos sejam capazes de fazer no final da aula, assim você já pode começar a criar seu plano de aula eficiente.
Outro ponto que você precisa levar em consideração é o que os estudantes já sabem sobre a matéria que vai ensinar. Em alguns casos uma matéria é referente a outra que já ensinou, se seus alunos já sabem uma parte do que vai ensinar e já conseguem desenvolver o assunto, será mais fácil trabalhar esse próximo tema.

Dicas para criar um plano de aula eficiente

1 – O que desperta o interesse dos alunos – Algumas matérias despertam mais interesse dos alunos, isso é fato, mas você pode criar formas de melhorar esse interesse em qualquer matéria. Como professor você já conhece sua turma e sabe o que eles gostam, às vezes uma turma tem o interesse despertado na hora de ver um filme ou uma apresentação de slide, já uma outra turma prefere exercícios e aprendem melhor com eles. Você precisa conhecer seus alunos para saber o que desperta interesse neles, dessa forma será bem simples criar o plano de aula eficiente.
2 – Como apresentar o material – Este item está bem relacionado ao outro, pensando em como os alunos se interessam, você já vai conseguir pensar em como apresentar o tema de forma que os alunos compreendam melhor o assunto. Nossa dica é pensar além do que o livro oferece, procure vídeos, apresentações, seminários e até jogos para melhorar o interesse do aluno.
3 – O tempo que vai gastar – Para que seu plano de aula seja eficiente você precisa pensar em como gastar o tempo de aula que tem, pense no tempo que vai usar para expor a matéria, se terá um tempo para discussão sobre o assunto, entre outras coisas. Pensando em todos os detalhes da aula você vai conseguir criar um plano legal.
4 – Como atender as necessidades de cada estudante – Este é um ponto importante que você precisa pensar, não deixe de atender as necessidades de cada aluno, por isso no plano de aula deixe um tempinho reservado para que cada aluno tire sua dúvida, a forma que vai fazer isso vai depender de você, mas não deixe de separar esse tempo.
Agora que já sabe como fazer um plano de aula eficiente é só colocar a mão na massa e começar a trabalhar no plano para sua aula, pode ter certeza que seguindo essas dicas vai conseguir fazer um projeto de aula interessante e seus alunos não aproveitar bastante. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here