A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

INTRODUÇÃO
[…] Ler um texto implica não só aprender o seu significado, mas trazer para esse texto nossa experiência e visão de mundo como leitor.
O mundo da leitura tem muitas facetas. Lê-se para ampliar os limites do próprio conhecimento, para obter informações. Lê-se em busca de diversão e descontração. Lê-se para chegar ao prazer dos textos. Prazer que resulta de um trabalho intelectual intenso em diferentes níveis, que se instaura entre o leitor e o autor. A leitura deve causar prazer.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
Veja mais:
Destarte, os objetivos gerais deste estudo consistem em formar o leitor autônomo, através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura, contribuindo para a construção de uma cidadania plena; possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas; proporcionar acesso de alunos das séries iniciais às novas tecnologias, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem. Para tanto, este estudo pretende desenvolver atividades que convirjam para ações voltadas diretamente para alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental.

O QUE É LEITURA?

O conceito de leitura é muito amplo e complexo, pois a questão envolve uma infinidade de respostas. Portanto, para se entender o conceito de leitura não basta procurar no dicionário o significado da palavra. Ler envolve uma série de práticas e de experiências; implica em aspectos ligados ao sujeito que lê, à situação em que lê, aos motivos pelos quais lê etc. Segundo BARROS & GOMES (2008):

“A leitura é um ato complexo, que abrange processos perceptuais, cognitivos, linguísticos, comunicativos, sociais e emocionais. É muito importante considerar as condições afetivas, interesse e motivação em relação ao ato de ler, para que se possa garantir prazer e gosto pela leitura no dia a dia da vida. Qualquer alteração em um destes aspectos pode causar prejuízos no processo de desenvolvimento e aprendizagem.” (p.336)

O conceito de leitura passa pela compreensão do mundo. Entender o que é leitura e para o que ela serve, certamente, nos fará melhores professores. Muitos entendem que ler é somente decifrar as palavras, dando sentido às mesmas. É claro que ler é isso, mas não somente uma decifração, uma vez que exige uma interação entre o leitor e o texto.
[…]