PROJETOS DE JOGOS MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS

PROJETOS DE JOGOS MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS
PROJETOS DE JOGOS MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS
Que milhares de aluno da rede pública de ensino tem dificuldades com a matemática, todo professor sabe e isso não é novidade pra escola nenhuma. Fato lamentável e que acaba se tornando motivo de preocupação, onde professores e escolas juntamente com os pais de alunos devem buscar soluções para esse problema. 
Mas qual seria a solução para resolver esse problema? Infelizmente é grande o número de pessoas que concluíram o ensino médio e que pouco ou nada sabem sobre a matemática. De quem seria a culpa, da dificuldade do aluno ou do sistema de ensino? Vamos às respostas a essas indagações.
A solução que muitas escolas têm encontrado para solucionar esse problema é realizar projetos de jogos matemáticos, ao qual tem como finalidade ajudar o aluno da rede de ensino pública a vencer as dificuldades que o mesmo encontra em dominar a matemática. Além do mais, os jogos matemáticos é um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
Não devemos culpar o aluno pela sua dificuldade, afinal, dificuldades todos nós temos. Mas cabe aos professores a responsabilidade de identificar as dificuldades desse aluno e juntamente com a escola criar meios que o ajudem a sair desse processo dificultoso, ou seja, que o sistema de ensino possa ser mais eficaz e atingir os objetivos do aluno, que é o de aprender.
As poucas escolas da rede pública que aderiram aos projetos de jogos matemáticos tem tido um retorno positivo de seus alunos, principalmente daqueles que tinham um grande nível de dificuldade em trabalhar com a matemática. Os jogos matemáticos ajudaram a esses alunos a desenvolverem potencial intelectual, afetivo e também ao raciocínio lógico e criativo. 
Como prova de que os projetos de jogos matemáticos tem dado certo no Brasil, podemos citar as olimpíadas de matemática, que é realizada todo ano no país por alunos da rede pública de ensino. Os jogos matemáticos é uma forma divertida e objetiva que esses alunos encontram para se prepararem para as olimpíadas, ou seja, uma técnica que tem dado muito certo, até mesmo para quem não participa. Só o fato dos jogos matemáticos ajudarem os alunos a vencerem o obstáculo entre ele e a matemática já tem se tornado uma grande conquista.
SOESCOLA.COM agradece a atenção e credibilidade e convida você a curtir nossa página no face para ficar sempre por dentro das novidades !
DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!