Ícone do site SÓ ESCOLA

ESCRITORES DA LITERATURA INFANTIL

ESCRITORES DA LITERATURA INFANTIL
Os livros lidos na infância influenciam muito na construção do caráter e personalidade de um individuo que vai agregando valores e conceitos à vida através de suas leituras. A literatura infantil é representada por inúmeros escritores de grande talento e prestígio. 
Na literatura universal nomes como Hans Christian Andersen, autor de “Soldadinho de Chumbo” e “A Pequena Sereia”, Irmãos Grimm autores de “A gata borralheira”, Jean de La Fontaine com “O Lobo e o Cordeiro” são reconhecidos mundialmente por suas obras que já foram traduzidas para várias línguas e adaptadas para teatros, séries e filmes.

A literatura infantil nacional não fica atrás dos clássicos em questão de qualidade. Monteiro Lobato, considerado o precursor da literatura infantil criou um dos universos mágicos mais conhecidos no Brasil, o Sítio do pica-pau-amarelo. Outros grandes escritores, além de representarem a literatura infantil do país fazem parte da infância de muitas pessoas que cresceram lendo as obras desses autores. Veja agora alguns deles:

Ziraldo: Desenhista, cartunista e escritor. Criou a revista brasileira em quadrinhos “A Turma do Pererê”. Em 1980 lançou o livro infanto-juvenil O Menino maluquinho, um sucesso que encanta milhares de crianças e que serviu de inspiração para peças de teatro, filme, quadrinhos e seriado de TV.

Ruth Rocha: Escritora brasileira de livros infantis, é membro da Academia Paulista de Letras. Sua obra mais conhecida é Marcelo, Marmelo, Martelo. Recebeu o prêmio Jabuti com o livro Escrever e Criar. 

Maurício de Sousa: Premiado autor brasileiro de histórias em quadrinhos, com mais de 200 personagens, criou a Turma da Mônica, obra que alegra e fascina milhares de crianças em todo o mundo.

Eva Furnari: 
Escritora e ilustradora de livros infanto-juvenil. No início de sua carreira dedicou-se a livros com ilustrações, sem texto. Personagem mais famosa: “A Bruxinha”. 
Ana Maria Machado: Uma das escritoras de maior destaque no Brasil, seu primeiro livro infantil publicado foi Bento-que-bento-é-o-frade, que recebeu um prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Fernando Vilela: Escritor e ilustrador, ganhou com o livro Lampião e Lancelote o primeiro lugar no Jabuti 2007 em duas categorias: Melhor livro infantil e Melhor ilustração de livro.
Mariana Massarani: Escritora e ilustradora de livros infantis. Ganhou o prêmio Jabuti de Literatura em 1997 e 2003 na categoria Melhor ilustração de livro infantil e juvenil.

Angela-Lago: Escritora e ilustradora recebeu diversos prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e outros internacionais. Sua obra Cena de Rua foi incluído em uma coletânea da Abrams Press, de Nova York, selecionado entre os quinze melhores livros de imagens do mundo.
Sair da versão mobile