Estudo Comprova: Chá verde ajuda no tratamento da diabetes


Pesquisadores brasileiros fizeram a descoberta, que apresenta mínimos efeitos colaterais em quem sofre com a doença.

PRINCÍPIO ATIVO DO CHÁ VERDE COMPROVOU SER EFICIENTE PARA TRATAR UMA DAS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES DA DIABETES, A INSUFICIÊNCIA RENAL FOTO: THINKSTOCK
Não é de hoje que o CHÁ VERDE É O QUERIDINHO DE MUITAS DIETAS, EM FUNÇÃO DOS SEUS GRANDES BENEFÍCIOS À SAÚDE. Agora, cientistas brasileiros fizeram uma descoberta que pode contribuir, e muito, com os portadores da diabetes, uma doença crônica cujos cuidados devem ser pela vida inteira. O trabalho realizado pela doutoranda Cynthia Borges com liderança do médico José Burtori Lopes de Faria, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), constatou que a substância consegue reduzir drasticamente as complicações que ela provoca, como a NEFROPATIA, RESPONSÁVEL POR DESENCADEAR A INSUFICIÊNCIA RENAL.
O ensaio clínico analisou 42 pacientes diabéticos: “metade dos integrantes do grupo recebeu extrato de chá verde e metade recebeu placebo”, relata o Dr. Faria ao site da Agência FAPESP, onde o material foi publicado. Os que receberam o extrato tiveram uma redução de 41% naPROTEÍNA ALBUMINA enquanto que os outros apresentaram um aumento de 3%.
al proteína está presente no sangue e, no momento em que ele é filtrado pelos rins, acaba deixando alguns fragmentos dela por lá, que saem pela urina depois (isso é normal, faz parte do processo). Quem sofre com a diabetes, que é autoimune, está muito mais propenso a ter uma elevação nesses níveis – sem esquecer de salientar que os selecionados para o teste estavam tomando medicamentos de controle mas, ainda sim, continuavam manifestando números muito maiores que o aceitável para o problema.
O período de consumo se deu durante 12 semanas consecutivas, numa quantidade equivalente a três xícaras – considerada segura, utilizada noutro estudo com pacientes com câncer. Os pesquisadores conseguiram constatar, assim, que o principal ativo da planta que origina a infusão, o POLIFENOL EPIGALOCATQUINA-GALATO, contribuía para que o sistema de células bloqueasse a passagem da albumina para o órgão. “Nosso estudo foi realizado com um grupo pequeno de indivíduos. É preciso reproduzi-lo em um grupo maior, com mais tempo de acompanhamento”, enfatiza o mesmo profissional. “Finalmente, vale ainda ressaltar que OS EFEITOS COLATERAIS DO EXTRATO DE CHÁ VERDE FORAM MÍNIMOSe não diferiram dos efeitos colaterais observados no grupo placebo”, finaliza.