Ícone do site SÓ ESCOLA

DITADO DE PÁSCOA

Inspirada no tema da páscoa fiz hoje três modelos de ditado de páscoa para serem trabalhados em sala de aula. Os modelos estão coloridos e em preto e branco, assim você escolhe com qual modelo quer trabalhar. O ditado é importante para a alfabetização, ortografia e são geralmente usados sempre nas séries iniciais, do 1º ao 5º ano.
Segundo a Revista Nova Escola “O ditado é um instrumento que serve bem como uma forma de avaliação. Esporadicamente nas séries iniciais, durante o aprendizado do sistema ortográfico, ele pode funcionar como um mapa de possíveis dificuldades que a classe apresente em relação a um grupo de palavras que tenham sido objeto de estudo.”
Apesar de algumas correntes dizerem que o ditado não é bom para ensinar regras de ortografia, aprendi muito quando criança com ditado. O que não pode é o ditado servir de punição mas quando trabalhado o significado das palavras, ele é sim um bom instrumento para aprender ortografia.
Seguindo o tema da páscoa você pode trabalhar palavras relacionadas como: páscoa, coelho, partilha, ovos, chocolate, pão, amor, Cristo, Jesus, quaresma, e muito mais dependendo da série, dependerá o grau de dificuldade das palavras.
Espero que gostem!

Sair da versão mobile