DITADO DE PÁSCOA

Inspirada no tema da páscoa fiz hoje três modelos de ditado de páscoa para serem trabalhados em sala de aula. Os modelos estão coloridos e em preto e branco, assim você escolhe com qual modelo quer trabalhar. O ditado é importante para a alfabetização, ortografia e são geralmente usados sempre nas séries iniciais, do 1º ao 5º ano.
Segundo a Revista Nova Escola “O ditado é um instrumento que serve bem como uma forma de avaliação. Esporadicamente nas séries iniciais, durante o aprendizado do sistema ortográfico, ele pode funcionar como um mapa de possíveis dificuldades que a classe apresente em relação a um grupo de palavras que tenham sido objeto de estudo.”
Apesar de algumas correntes dizerem que o ditado não é bom para ensinar regras de ortografia, aprendi muito quando criança com ditado. O que não pode é o ditado servir de punição mas quando trabalhado o significado das palavras, ele é sim um bom instrumento para aprender ortografia.
Seguindo o tema da páscoa você pode trabalhar palavras relacionadas como: páscoa, coelho, partilha, ovos, chocolate, pão, amor, Cristo, Jesus, quaresma, e muito mais dependendo da série, dependerá o grau de dificuldade das palavras.
Espero que gostem!