4 DICAS PARA COMEÇAR A TRABALHAR NO BERÇÁRIO

Então esse ano você vai trabalhar em um berçário, com crianças bem pequenas? Não se apavore, veja 4 dicas para começar a trabalhar no berçário!

1 – Muita calma nessa hora – As crianças choram, são muitas e você fica louca sem saber o que fazer? Calma! Em primeiro lugar lembre-se que cada criança tem seu ritmo próprio e este deve ser respeitado. Tenha em mente que você está no controle da situação, então segurança e calma no falar e no agir é fundamental.A primeira dica é desacelerar o “SEU” ritmo!

2 – Prepare uma atividade por vez – Muitas vezes são preparadas um mundo de atividades, mas para a idade do berçário é importante que você prepare uma atividade a ser realizada por cada um de cada vez.

3- Trabalhe sempre com o tato – O dia a dia do berçário é cheio de oralidade, músicas e brincadeiras. Mas não podemos deixar de trabalhar com o tato. Nessa fase a criança aprende tocando, pegando, sentindo, participando. Se você tem o hábito de apenas usar a oralidade, reeduque-se a tocar,pois geralmente a criança nessa idade entende mas precisa do seu toque para assimilar.
4 – Seja firme ao falar não – É um erro pensar que a criança pequena não entende o pode ou não pode, uma das coisas que elas aprendem mais rápido é o sim e o não, tanto que ao dizermos NÃO elas dão um sorriso esperando que mudemos a posição. As frases devem ser curtas e diretas, por exemplo: João, isso não pode! Às vezes será necessário tirar a mãozinha da criança daquilo que não pode, para que ela entenda que a atitude não é aprovada. Quando a criança passar a entender e a obedecer, o que deve demorar um tempo, parabenize-a! A formação de bons hábitos nessa idade é trabalhada dia a dia!