PROJETO DE CIÊNCIAS FÁCIL PARA CRIANÇAS DE 3º, 4º, 5º ANO

Veja abaixo um Projeto de Ciências fácil para crianças de 3º, 4º, 5º ano. Transforme seu aluno(a) em detetive para descobrir o que mora em uma árvore! Incentive seus alunos a descobrirem por si só quais animais moram em uma árvore, ou em diversas árvores.

PROJETO DE CIÊNCIAS FÁCIL PARA CRIANÇAS DE 3º, 4º, 5º ANO

Veja abaixo um Projeto de Ciências fácil para crianças de 3º, 4º, 5º ano. Transforme seu aluno(a) em detetive para descobrir o que mora em uma árvore! Incentive seus alunos a descobrirem por si só quais animais moram em uma árvore, ou em diversas árvores.  PROJETO DE CIÊNCIAS FÁCIL PARA CRIANÇAS DE 3º, 4º, 5º ANO

O QUE MORA EM UMA ÁRVORE?

“O Que Mora em uma árvore?” é um projeto de ciências fácil que permite que as crianças descubram os menores habitantes de uma árvore.Quando você agita uma árvore, você nunca sabe o que vai cair. Esta é uma atividade que é muito fácil e divertida para as crianças.
O objetivo do projeto é despertar a curiosidade científica nas crianças e com suas deduções fazer com que a aprendizagem seja mais efetiva.
O que você vai precisar:
  • Uma árvore com um ramo de fácil alcance
  • Um lençol branco (ou um pedaço de TNT branco)
  • Grupo de 2 alunos
  • Lupa

COMO FAZER O PROJETO DE CIÊNCIAS “O QUE MORA EM UMA ÁRVORE?”:

Passo 1: O aluno com seu parceiro esticarão o lençol branco debaixo de um galho de árvore.
Passo 2: Os alunos agitarão o galho por cerca de um minuto. Em seguida, colocarão o lençol no chão e passarão para a fase de observação.
  • O(a) professor(a) deverá orientar os alunos a observar: Que animais minúsculos você vê? Como são as folhas? Que textura? Qual o formato? Que animais você encontrou? Procure por aranhas, insetos adultos e larvas.
Passo 3: Agora, tente a mesma atividade com uma árvore diferente. Você encontra os mesmos animais em um pinheiro que você faz em um carvalho? Anote os resultados e compare com os alunos.
Passo 4: Você pode fazer esse projeto na mesma árvore várias vezes em um ano. Assim, os alunos concluirão que haverá insetos diferentes em momentos diferentes, dependendo da época do ano.
  • Recomendado para alunos de 3º, 4º, 5º ano.
  • Este projeto também pode ser feito com as crianças em casa (homeschooling), com os pais.
Traduzido daqui