Início Dicas 5 ferramentas úteis para quem está fazendo pós-graduação

5 ferramentas úteis para quem está fazendo pós-graduação

39
0
COMPARTILHAR

Selecionamos sites, programas e aplicativos que ajudarão você a aproveitar melhor seu tempo e organizar seu trabalho

Uma das maiores dificuldades de quem faz uma tese ou dissertação é organizar e lidar com tantas informações. Nesta lista damos uma mãozinha para você aproveitar melhor o seu tempo e não perder nenhum dado importante.

Quem já passou por um TCC sabe o trabalho que é organizar todos os textos, referências, gráficos e links que acabam ficando perdidos no computador. Imagine se você pudesse ter tudo isso junto em um só documento? Essa é a proposta do Scrivener. Ele funciona como um processador de texto muito parecido com o Word, mas permite que, a cada documento, você organize por pasta também as referências, evitando que o material se perca. Assim, você consegue concentrar tudo o que necessita para elaborar sua tese em um só lugar.

Com essa extensão do Chrome é possível fazer pesquisas na web de um modo mais rápido, sem precisar abrir uma janela de busca. É só selecionar com o mouse a palavra sobre a qual deseja buscar mais informações e escolher em qual meio você deseja fazer a busca: google, wikipedia, google maps, email, flickr, twitter e youtube. 

Sabe aquelas mil referências que você tem que citar em todo texto acadêmico? O Mendeley cuida delas para você. Além de gerar automaticamente as referências bibliográficas dentro dos padrões da ABNT, ele permite que você acesse on-line seus artigos em qualquer lugar e, de quebra, indica artigos relevantes com base no que você está lendo. 

Queridinho entre os pós graduandos da área de exatas, o LaTeX é uma ferramenta para escrever textos acadêmicos que exijam muitas fórmulas, já que traz diversos símbolos e fórmulas, sem apresentar problemas de formatação. Mas se você espera um linda interface, não conte com ele. A ideia do programa é distanciar o autor da apresentação visual da informação para que ele se concentre na estrutura mais lógica e coerente na hora de escrever sua tese, focando nos capítulos, seções, ênfases e tabelas. 

Com a produtividade acadêmica cada vez mais alta, é sempre bom checar se aquele trecho que você está referenciando já não saiu antes em algum outro lugar. No site, basta você digitar o que quer buscar no campo de busca, e ele indica em porcentagem a coincidência entre os termos encontrados na internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here