5 dicas para ir bem numa entrevista de emprego

Este é um momento sem dúvidas tenso para muitas pessoas. A pressão de uma entrevista de emprego e a vontade de fazer tudo certo podem atrapalhar o resultado. Por conta disso, seguem abaixo 5 dicas básicas para driblar o nervosismo e se sair da melhor forma possível dessa situação.

1. Não minta nem finja

Entrevista de emprego. Foto: © iStock.com / miszaqq

Entrevista de emprego. Foto: © iStock.com / miszaqq
Pode parecer clichê, mas ainda hoje muitas pessoas mentem em entrevistas, ou tentam passar uma impressão diferente do que realmente são. Estas atitudes somente podem dar errado, além de trazerem prejuízo para quem as pratica. Se você inventa que domina determinado idioma ou programa de computador, em algum momento podem exigir que você demonstre seu conhecimento. Além de não passar no teste, você corre o risco de adquirir uma imagem de mentiroso que vai ficar marcada na sua história profissional.
Seja sincero, mostre no que você é realmente bom, e se você não tiver exatamente os requisitos dos quais a empresa necessita, significa que a vaga não é para você. Fingir também costuma ser um problema. Ao contrário da mentira, que pode ser descoberta facilmente, o fingimento costuma ocultar características da personalidade do indivíduo que tendem a aparecer com o tempo. Se você é uma pessoa desorganizada, não adianta dizer que é organizado e metódico na entrevista. Fale de qualidades relacionadas a isso, como, por exemplo, a capacidade de desenvolver um bom trabalho mesmo num ambiente bagunçado. Seja você mesmo, pois pode ser exatamente alguém assim que a empresa procura.

2. Faça um bom currículo

O seu currículo é a sua chance de se destacar. As entrevistas geralmente se pautam nas informações apresentadas nos currículos, portanto, construa-o de uma maneira que te valorize. Além disso, seja objetivo, escreva com clareza e com uma linguagem simples. As informações apresentadas por você devem estar extremamente claras, para que não haja dúvidas por parte do entrevistador. Além disso, se a sua profissão permitir, você pode bolar um currículo mais criativo, que pode funcionar como diferencial.

3. Pesquise sobre a empresa

Este ponto é fundamental. Estar informado sobre a empresa, sobre como ela é vista no mercado, sobre a área de atuação da mesma, seus pontos fortes e fracos. Quase sempre os entrevistadores perguntam o que você acha da companhia ou o que você sabe sobre ela, e desinformação nunca é um agregador. Pesquise, leia e anote pontos importantes para lembrar e memorizar. Não precisa se prender em números, nem a detalhes da história da empresa, como os nomes de todos na linha de sucessão. Basta saber o que ela faz, e a representatividade dela no mercado, para que quando você for perguntado a respeito, possa explicar porque gostaria de trabalhar ali.

4. Comunique-se bem

Uma comunicação comprometida pode causar a impressão de que você não está preparado para a entrevista ou até que não sabe responder ao que lhe perguntam. Treine em casa, converse, fale bastante sozinho, para evitar gaguejar ou falar bobagens. Esteja informado, principalmente acerca do cargo que deseja ocupar. Fale sobre suas experiências se as tiver, sobre coisas que podem agregar valor à função, sobre sua vontade de ocupar a vaga. Sem exageros, demonstre conhecimento e interesse, de forma tranquila.

5. Vista-se bem e de forma simples

Quando for a uma entrevista, procure saber o perfil da empresa, para saber que nível de formalidade deve adotar. De qualquer forma, jamais use decote, roupas curtas, bermudas para os homens, maquiagem muito forte, acessórios chamativos ou barulhentos. Seja discreto, simples e formal. Não necessariamente você precisa usar terno e gravata ou um tailleur, mas uma calça preta, sapatos fechados e camisa branca de botão funcionam para qualquer pessoa. O fato é que a roupa não pode chamar mais atenção que você e seu talento, nem desviar o foco do entrevistador. Muitas vezes roupas podem ser mal interpretadas, e um visual errado pode se sobrepor ao seu talento, te fazendo perder boas oportunidades.
No mais, enteja preparado e vá confiante para suas entrevistas. Seguindo estas pequenas dicas, as chances de erro diminuem muito. Boa sorte!