Sustentabilidade na escola: como aplicar na sala de aula

Sustentabilidade, é algo primordial para ser debatido na educação, é importante retratar temas atuais e que envolvam a conscientização na sala de aula desde a educação infantil para que as crianças cresçam conscientes do que acontecem ao seu redor e os danos que certas ações podem causar no meio ambiente.

Mas muitos professores acabam tendo dificuldade em como abordar o tema de sustentabilidade em sala de aula, veja como aplicar na sala de aula.

Veja também: A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata

Como aplicar a sustentabilidade em sala de aula?

O tema sustentabilidade está sendo muito discutido na área de educação e a dúvida que muito profissionais tem é se existe uma forma correta para aplicar a sustentabilidade na sala de aula, afinal esse tema é tão difícil de ser aplicado no nosso dia a dia, agora imagine na sala de aula.

Na realidade retratar esse tema com os alunos é muito mais simples do que podemos imaginar e podemos aplicá-lo de diferentes maneiras.

Ensinar e conscientizar uma criança sobre a importância da sustentabilidade através da educação e da informação é muito mais fácil do que tentar educar ou conscientizar um adulto sobre esse tema, as crianças estão mais abertas as informações e novidades.

Uma maneira de aplicar a sustentabilidade na sala de aula é através de informações interativas, fazendo debates entre os alunos sobre o tema, promover projetos educacionais que os ajude a entender a importância da sustentabilidade e usar a internet como aliado é uma opção muito viável para debater esse tipo de tema.

Dicas para aplicar a sustentabilidade na sala de aula

Sustentabilidade é o tema visto como o do momento e é cada vez mais necessário abordar esse tema em sala de aulas, os alunos devem estar informados sobre temas atuais, aprender formas de aplicá-los no seu dia a dia e para quem sabe assim ajudarmos a criar cidadãos mais conscientes.

Veja algumas dicas:

  • Trazer informações mais interativas;
  • Usar a internet e a tecnologia como aliados para debater o tema em sala de aula e entre alunos;
  • Promover projetos educativos referente a sustentabilidade, como a horta comunitária;
  • Oferecer palestras com especialistas sobre o tema;
  • Fazer concursos referente o tema para os alunos;
  • Oferecer oficinas de reutilização de reciclagem.

Texto acima: Canal do Ensino

Sugestões de filmes sobre sustentabilidade

Disruption

 “Esta é a história do tempo único em que vivemos. Estamos passando por uma época de momentos de ruptura e mudanças sociais e planetárias rápidas. Somos a primeira geração a sentir os impactos de perturbação climática e a última a poder fazer algo a respeito. O filme estende o assunto para além do impacto climático e faz um chamado convincente para ações fortes o bastante para construir um futuro de energia limpa.”

Erin Brockovich

“O filme é uma dramatização da história real deErin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E). O filme foi um enorme sucesso de bilheteria, e as revisões dos críticos foram altamente positivos.”

Home – Nosso Planeta, Nossa Casa

“O filme é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as plateias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado.”