Limites: por que é importante inseri-los na vida das crianças

Respeito, tolerância e fazer o bem são práticas fundamentais para a vida em sociedade hoje. Por isso, educar uma criança precisa contemplar esses valores, e uma das formas de fazê-lo é estabelecendo limites.
Segundo informações do site A Mente é Maravilhosa, estabelecer limites, muitas vezes, é um desafio para os pais, que frequentemente se sentem mal quando precisam dizer “não” a um filho.
Créditos: Shutterstock Estabelecer limites é um ato fundamental da educação
No entanto, dizer “não” não quer dizer gritar ou ignorar, ou ainda praticar uma violência, mas deixar claro aos pequenos que há pedidos que não podem ser realizados e que faz parte da vida esperar para ter aquilo que se deseja – e que é preciso manter o respeito sempre.

O artigo ressalta, ainda, que quando a criança faz uma birra em público, por exemplo, e os pais atendem seu pedido para que não passem vergonha no ambiente em que estão, ela aprende que pode conseguir o que deseja com esse mecanismo. A longo prazo, isso pode ser prejudicial, porque a criança pode usar mais e mais a birra.
Outro aspecto importante é que as pessoas sem limites costumam ter baixa tolerância à frustração, dificuldade para cumprir obrigações e para controlar suas emoções. Também podem fazer mais uso da manipulação sobre os outros. Problemas de agressividade, impaciência e falta de esforço são outras características que aparecem frequentemente como consequência.
Nesse processo de aprendizado, os pais têm papel fundamental no estabelecimento de limites, e não instituições ou outras figuras do convívio da criança.