Gamificação: Como usar jogos eletrônicos na educação

Atualmente muitos assuntos e técnicas inovadoras estão sendo utilizados na educação como uma nova metodologia de ensino ou simplesmente como um aliado do aprendizado eficiente dos alunos com diversos temas que podem ser úteis para as suas rotinas e a gamificação é um deles.

O tema de gamificação está cada vez mais ganhando popularidade e vem conquistando profissionais interessados em aplicar suas técnicas em sala de aula.

Essa tendência de utilizar gamificação ou simplesmente jogos eletrônicos na educação é algo inovador que tenta aliar a experiência de jogos eletrônicos com a pedagogia.

Veja mais:

Para que ocorra a utilização da gamificação na educação é necessário que os professores recebam treinamento e conhecimento para utilizar essa tecnologia em sala de aula para poder oferecer a seus alunos um conteúdo completo diversificado e atualizado referente a essa nova tecnologia.

Gamificação: Jogos eletrônicos na educação?

É difícil imaginar que utilizar jogos eletrônicos na educação pode contribuir para a aprendizagem ou até mesmo para manter os alunos interessados na sala de aula, mas a cada dia podemos perceber que esse conceito conhecido como gamificação vem ganhando espaço na educação.

Gamificação: Como usar jogos eletrônicos na educação

Mas encontramos também muitas pessoas que não entendem direito o que é esse conceito, na realidade gamificação é usar os princípios de design de games para interação e colaboração de informação na educação que pode ser com pessoas de diversas escolas e até mesmo entre países, com isso as aulas serão mais claras e interativas.

Além de tudo, é possível apenas usar o conhecimento em jogo eletrônico para criar aulas interativas com apelo mais tecnológico sem a necessidade de estar focando em jogos eletrônicos, a gamificação serve para unir tecnologia e teoria de uma maneira muito eficaz e interessante.

Os jogos eletrônicos podem ser utilizados na educação não apenas como um conceito através da utilização de suas técnicas em sala de aula, mas também é muito interessante a criação de jogos eletrônicos voltados aos temas educacionais, onde o aluno irá interagir com alunos de outras escolas ou países.

Confira: Jogos ensinam a encarar vitorias e derrotas com naturalidade

Benefícios da gamificação na educação

A gamificação une tecnologia e teoria e ajuda os alunos a interagir entre si, além usar recursos de jogos eletrônicos que abordam os temas educacionais e dessa forma conseguir resultados muito eficazes em questão do aprendizado do conteúdo.

Ao usar a gamificação na educação é perceptível que podemos ter muitos benefícios no nível educacional e de aprendizagem dos alunos através desse novo conceito, alguns dos benefícios proporcionados pelo uso da gamificação na educação são:

  • Por aliar tecnologia, teoria de conteúdo e jogos eletrônicos é perceptível um nível elevado de atenção dos alunos;
  • O estudante se torna mais participativo e interessado nos temas a cada avanço que tem;
  • Ajuda a tornar estudantes mais curiosos e motivados a evoluírem dentro da tecnologia ou novo conceito utilizado;
  • É possível acompanhar o desempenho e aprendizado dos alunos de maneira individual.

_________

Fonte: Canal do Ensino
Por: Gabriele Ferreira

Deixe seu comentário, com mais sugestões, opiniões…