Especial Festa Junina – Atividades, projetos, lembrancinhas e mais

KIT DE ATIVIDADES FESTA JUNINA (CLIQUE AQUI PARA CONHECER)

Selecionamos nesta postagem várias ideias de Atividades, Projetos, Lembrancinhas, Decoração, Convites e muito mais para trabalhar Festa Junina.

As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. 
Selecionamos nesta postagem várias ideias de Atividades, Projetos, Lembrancinhas, Decoração, e muito mais para trabalhar Festa Junina.
Elas são comemoradas entre nós desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições rurais que se formaram no interior do Brasil com o catolicismo popular herdado da Europa.

Especial Festa Junina – Atividades, projetos, lembrancinhas e mais

Especial Festa Junina - Atividades, projetos, lembrancinhas e mais
Especial Festa Junina - Atividades, projetos, lembrancinhas e mais
Especial Festa Junina - Atividades, projetos, lembrancinhas e mais

Relação das festas juninas com o catolicismo popular

As festas juninas levam esse nome, evidentemente, porque são realizadas no mês de junho. Mas qual é o motivo de tais festas serem celebradas justamente nesse mês? A explicação é simples: em junho celebra-se o dia de quatro santos da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua (dia 13), São João Evangelista (dia 24), São Pedro e São Paulo (ambos celebrados no dia 29). Desse modo, as festas realizadas ao longo do mês giram em torno desses santos.
É importante ressaltar também que o imaginário popular referente a esses santos, principalmente a São João, dá a cara e o tom das festas. Por exemplo: um dos elementos principais de uma festa junina é a fogueira. Em torno da fogueira, são feitas simpatias, dança-se, come-se etc. A fogueira é símbolo de São João Batista. Por isso, a ocasião mais precisa para fazer a fogueira é na virada do dia 23 para o dia 24.
As comidas típicas são outro elemento bastante importante das festas juninas

Relação das festas juninas com as tradições rurais brasileiras

As festas juninas formaram-se também no seio das tradições populares rurais, como a tradição caipira do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, a tradição do interior do Nordeste (inclui elementos como o maracatu rural, que também faz parte do Carnaval), as tradições amazônicas, entre outras.
Por serem festas de caráter rural, as comidas típicas feitas à base de alimentos cultivados nas regiões do interior também são elementos importantes. É o caso dos pratos compostos à base de amendoim, como paçoca e pé de moleque, ou à base de milho, como pamonha, canjica, bolo de milho, angu etc. Há ainda aqueles que preferem o milho-verde assado na fogueira.
Faz parte também das festas juninas, com destaque fundamental, o cenário adornado com bandeirolas coloridas, os trajes típicos do interior e a famosa dança da quadrilha. A quadrilha tem origem francesa e foi introduzida no Brasil na época da vinda da Família Real Portuguesa, no início do século XIX. É interessante notar algumas expressões aportuguesadas do francês das cantigas de quadrilha, como “anarriê”, “alevantú” e “balancê”.

Outros elementos que se destacam nas festas juninas são explosivos à base de pólvora, como traques, bombinhas, estalinhos e jorrões.

KIT DE ATIVIDADES FESTA JUNINA (CLIQUE AQUI PARA CONHECER)