Início Dicas Dicas para melhorar a leitura e o interesse dos alunos

Dicas para melhorar a leitura e o interesse dos alunos

102
0
COMPARTILHAR
Dicas para melhorar a leitura e o interesse dos alunos
Estudos comprovam que a ler ajuda a desenvolver o cérebro, ter melhor desempenho acadêmico e até mesmo a criar uma sociedade mais igualitária. Estimular crianças a tomar gosto pelos livros é uma missão importante de pais e educadores. 

Crie um ambiente confortável que estimule a leitura, no qual a criança tenha acesso aos livros sempre que quiser, com iluminação adequada. Organize as obras em locais agradáveis e de fácil acesso para que tenham facilidade em visualizar os livros e pegá-los sempre que quiserem.

10 Dicas para melhorar a fluência de leitura de seus alunos.

1- A fluência crescente em seu aluno começa com a modelagem apropriada. Uma dica prática para usar no início é ler um livro juntos pelo menos uma vez ao dia. Sente-se com seus alunos e leia o texto com expressão e usando um ritmo natural. Ao ler as palavras em voz alta seu aluno adotará sua cadência e estilo.
2- A prática guiada é uma ferramenta extremamente eficaz para melhorar a fluidez da leitura e pode ser usada em conjunto com a dica de leitura mencionada anteriormente. Ela visa oferecer uma leitura conjunta, organizada e comentada tomando como base o livro. Para executar a leitura guiada, selecione um livro popular entre os alunos. Leia uma vez até onde achar conveniente. Então, volte ao início do livro e leia a primeira linha. Peça a um aluno para ler a linha de volta, enquanto você aponta para as palavras. Também pode fazer isso em uma atividade de grupo, lendo a linha em voz alta e depois usar sempre um aluno diferente. Ela rapidamente se transforma em uma atividade divertida com a qual todos estão envolvidos.
3-Tente evitar qualquer coisa que não esteja em um português comum, por isso, renuncie livros com palavras e textos complicados. No início do aprendizado da leitura, oferecer livros com muitas imagens e pouca escrita e, aos poucos, ir aumentando a quantidade de escrita conforme o desenvolvimento.
4- Procure apresentar frases completas, sem omissões típicas da fala. Respeite a concordância de tempo , isso ajuda a compreender a ordem natural dos eventos. Utilize algumas categorias gramaticais com maior frequência do que a fala, especialmente advérbios, preposições, conjunções e pronomes.
5- Procure monitorar a compreensão. Nessa estratégia, o jovem leitor é convidado a compreender o texto enquanto lê, desenvolvendo procedimentos para lidar com problemas que possam surgir ao longo da leitura. A releitura é um desses procedimentos e pode ajudar a melhorar o entendimento de um texto. Repetição e formação de bons hábitos de leitura é fundamental para aumentar a fluidez da leitura – então tente um exercício de leitura repetitiva para aumentar a capacidade de leitura de seus alunos.
6- Corrija o erro sem que o aluno perceba. Como exemplo fale: “Você fez um trabalho incrível lendo as palavras corretamente, mas às vezes percebi que estava lendo muito rápido. Na próxima vez, faça tudo exatamente igual, e sem pressa. Excelente trabalho!”. Claro que não da para fazer isso sempre, no entanto é importante não esquecer.
7- Responder perguntas é importante. Faça perguntas em uma atividade simples de interpretação de textos. Essa prática deve ser trabalhada cuidadosamente para que o aluno não responda de maneira automática, sem refletir sobre o que foi lido.
8- Uma alternativa à leitura de um trabalho destinado a ser executado é cantar uma música. Se seu aluno luta com uma palavra ou frase, desligue a música ou faça uma pausa e repita a palavra ou a frase. Peça a ele para repeti-la – e então comece a tocar novamente.
9- Peça aos seus alunos que ouçam livros de áudio durante o tempo de inatividade. Os livros de áudio apresentam narradores profissionais que praticaram a arte de falar e contar uma história – fazendo com que suas palavras, expressão e cadência sejam modeladas. A única coisa que se perde através de um livro de áudio é poder ver as expressões faciais e movimentos bucais do leitor. Pode colocar isso também como atividade para o fim de semana.
10- Não deixe se tornar uma obrigação. Se tudo isso for feito, não tem risco. Mas é importante tomar cuidado para não fazer que a leitura seja mais uma incumbência. Ler livros deve ser divertido para as crianças para que se torne um hábito para a vida toda.
Dicas para melhorar a leitura e o interesse dos alunos

ATIVIDADE EM GRUPO

Divida alunos em grupos e diga-lhes que eles têm que apresentar suas próprias idéias em gravações. Eles vão escrever seus scripts, praticar a leitura deles, gravá-los e tocar para toda a classe ouvir. Você pode usar essa atividade em tópicos que está ensinando em sua aula, de modo que esteja envolvido com mais de um assunto. Eles estarão escrevendo palavras e praticando.
Em cada etapa do processo, eles estarão trabalhando os blocos de construção da fluidez de leitura.  Eles estarão experimentando fluxos e frases. Eles gravarão e ouvirão suas vozes, observando onde as melhorias poderiam ser feitas. E, com orgulho, transmitirão seus projetos para toda a classe – aumentando sua autoconfiança e energia em torno da atividade.
Como professor, você pode aparecer em grupos diferentes para ver como eles estão fazendo e corrigir os erros que você ouve. Eles apreciarão a autonomia que lhes dará – enquanto, ao mesmo tempo, sabendo que você está sempre lá para ajudar.

ELOGIOS

É bom sempre lembrar de incentivar e louvar seus alunos. Tente dizer uma coisa positiva sobre seu trabalho seguido de um elogio sincero.  Ao preencher o seu filho ou aluno com elogios, eles continuarão a abordar a leitura de exercícios de fluência com entusiasmo e confiança.

A leitura tem papel fundamental no desenvolvimento da linguagem. Tudo o que as crianças experimentam no mundo externo (vivências e estímulos cognitivos, sensoriais e afetivos) desempenham um papel em sua constituição como indivíduos. 
________

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here