Como ajudar seu aluno a estudar

Como ajudar seu aluno a estudar? As primeiras provas do ano letivo são um marco para professores e alunos. É através delas que a avaliação começa a tomar formato tanto em relação ao desempenho do aluno como do professor. E é claro não deixa de ser também uma oportunidade de aprendizado. Este aprendizado que ocorre no planejamento, preparo e execução da prova.

Em virtude de tal importância das provas para a vida escolar, vamos refletir um pouco no assunto.

Como ajudar seu aluno a estudar

Será que os alunos estão preparados para essas provas? Eles realmente sabem o que os professores almejam de resultado? Eles realmente sabem o que estudar e como? Quanto tempo é gasto em sala de aula falando sobre expectativas dos professores e dos alunos? Os professores discutem em sala sobre perguntas onde é exigido que o aluno pensa e associe diferentes informações para elaborar uma resposta, como é exigido geralmente nas provas? Os alunos recebem orientações e dicas de como estudar de forma mais eficiente?

O post foi retirado do blog (PROFESSOR IDEIAL) – e escrito por Turia Costa Lopes.

Selecionamos para vocês alguns links para ajudar você professor:

  1. 4 Estratégias Metacognitivas para garantir Aprendizagem
  2. Alunos mais Disciplinados
  3. 15 dicas para professores iniciantes
  4. Dicas para melhorar a leitura e o interesse dos alunos
  5. 7 Perguntas que você deve fazer toda semana

A importância do Planejamento Escolar

Se você é educador, deve saber o quanto é difícil se inspirar para encontrar meios no decorrer do ano letivo para manter os estudantes empolgados e ligados à instituição de ensino, tendo em vista o melhor aproveitamento deles dentro das salas de aula.
Planejar é a etapa mais importante em todos os âmbitos da nossa vida. Um projeto educacional parte dos objetivos que precisam ser alcançados para que o foco não se perca ao longo do caminho. Ele precisa ter metas e estratégias articuladas de acordo com as possibilidades propiciadas pela instituição de ensino. Não dá para prometer aulas de natação se na escola não há uma piscina, certo?
Veja também:

O plano de ensino pode ser elaborado em tópicos, pois eles embasarão as metas principais a serem atingidas no decorrer do ano letivo…

Continue lendo AQUI