A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento, tratando da origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais.
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento, tratando da origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Procura também de diferenciá-los, para que essas especificidades possam ser compreendidas com clareza, ressaltando que são processos diferentes, porém, que devem ser trabalhados juntos, um contemplando o outro, para que se obtenha sucesso na formação inicial dos alunos do ensino fundamental. É analisado o conceito de analfabetismo funcional, suas conseqüências e como este se encontra no Brasil, cujos dados mostram uma triste realidade.

O texto tem como proposta não só a construção desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Acredita-se que o letramento constitui-se em um instrumento para melhores resultados na formação das crianças que saem das séries iniciais do ensino fundamental, o que contribuirá para diminuir os altos e vergonhosos índices de analfabetismo funcional no Brasil.
 
Introdução
É sabido que uma das maiores riquezas de um país é a educação do seu povo e que uma boa educação começa nas séries iniciais com uma alfabetização de qualidade. Porém, processo de alfabetização inicial na maioria das escolas brasileiras muitas vezes tem tido como resultado o insucesso e uma defasagem muito grande, prejudicando a aprendizagem dos alunos que saem das séries iniciais do ensino fundamental.
A realidade é que as escolas brasileiras, de modo geral, formam alunos que mal conseguem ler e escrever, que não sabem ao menos interpretar e produzir pequenos textos.
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO
Assim, tem-se constatado uma triste realidade: que as escolas brasileiras de ensino fundamental nas séries iniciais, de modo geral têm contribuído para a formação de analfabetos funcionais. Que não são poucos, e para comprovar isto, existem inúmeras pesquisas educacionais. E mesmo com tal constatação, pouco se tem feito para mudar os índices do analfabetismo funcional brasileiro.
As taxas de analfabetismo funcional apresentam um índice muito alto em todos os estados brasileiros. A maior porcentagem de analfabetos funcionais encontra-se na região Nordeste. Porém, o Sul e o Sudeste também apresentam taxas significativas.
Pensando nesse mal que atinge a população Brasileira em larga escala, este artigo visa conhecer a situação em que o Brasil se encontra em relação ao analfabetismo funcional e a proposta de uma alfabetização eficiente como um dos instrumentos para reduzir e evitar essa incômoda realidade presente em nossa sociedade.
A hipótese com que os pesquisadores trabalharam é que ainda que o
trabalho eficiente de alfabetização das séries iniciais do ensino fundamental não seja
a única solução para o analfabetismo funcional, ajudará e muito a minorar o
problema já descrito.
Para que isto aconteça, é necessária a tomada de várias decisões, que
passam pelo compromisso com a qualidade, com o conhecimento das necessidades
dos alunos e a escolha de um método de alfabetização que melhor se adapte a elas.
_____________________
Para ter acesso ao artigo completo confira o link a seguir e faça DOWNLOAD:
 
 
 
Veja Também: