4 Estratégias Metacognitivas para garantir Aprendizagem

O post foi retirado do blog (PROFESSOR IDEIAL) – e escrito por Turia Costa Lopes.
Metacognição, o conhecimento do próprio conhecimento, é fundamental para facilitar experiências de aprendizagem duradouras e potencializar o desenvolvimento acadêmico.
Linda Darling Hammond e seus colegas de estudo (2003) identificaram dois tipos de meta-cognição:reflexão, ou seja pensar sobre o que entendemos e aprendemos, e auto-regulação, que seria a gestão de como vamos aprender.  Um exemplo de “reflexão” seria pedir a um aluno para identificar o que ele já sabe. E um exemplo para auto-regulação seria pedir para o aluno estabelecer estratégias para alcançar um objetivo e monitorar seu próprio progresso.
Desenvolver essas habilidades meta-cognitivas é extremamente importante para ajuda o aluno a transferir um conhecimento prévio de um contexto para outro novo contexto e para descobrir estratégias mais eficientes para alcançar seus objetivos acadêmicos.
Infelizmente a maioria dos professores de ensino fundamental não são orientados para desenvolver tais competências em sala de aula, resultando em alunos despreparados para o ensino superior.
E pensando nisso (Túria Costa Lopes, do blog PROFESSOR IDEAL) criou um vídeo em seu canal do YouTube apresentando 4 ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE METACOGNITIVA de seus alunos, confira a seguir:
______________________
Não deixe de conhecer o site PROFESSOR IDEAL.
É um excelente apoio para nós!