Simuladinho Ana e Prova Brasil

Simuladinho Ana e Prova Brasil para baixar em PDF.
Simuladinho Ana e Prova Brasil
Com a intenção de contribuir com seu trabalho, a Editora Saraiva preparou este material com questões originais de suas coleções ou adaptadas aos formatos da ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização – e da Prova Brasil. As questões utilizadas foram extraídas de obras dos seguintes autores:

Língua Portuguesa: Angélica Alves Prado Demasi, Cristina Tibiriçá Hülle, Maria da Graça Fernandes Branco, Maria Luzia Lúcio Fonseca Marinho, William Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães.
 
Matemática: Daniela Maria Figueiredo Padovan, Ivonildes dos Santos Milan, Maria Priscila Bacellar Monteiro, Eliane Reame da Silva, Priscila Montenegro Siqueira, Lucília Bechara Sanches e Manhúcia Perelberg Liberman.
O objetivo desse material é ajudá-lo a familiarizar seus alunos com o modelo das Avaliações Externas, compostas por questões de múltipla escolha, um padrão muitas vezes desconhecido pelo aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Essas avaliações em larga escala compõem o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, que tem como principal objetivo avaliar a Educação brasileira, oferecendo subsídios para formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas educacionais, contribuindo, assim, para o aprimoramento de qualidade.

ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização

A ANA foi recentemente incorporada ao Saeb, em 2013 (Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013). Ela produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras.
Além do desempenho dos estudantes no teste, também é realizada uma análise das condições de escolaridade que eles tiveram (ou não) para desenvolver esses saberes.

Qual é a diferença entre ANA e Provinha Brasil?

As principais diferenças relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada uma delas.

COMO UTILIZAR O SIMULADINHO ANA?

Professor(a), nas páginas a seguir você encontrará 3 cadernos de Matemática e 3 cadernos de Língua Portuguesa, com 10 questões cada.
Para montar o seu Simuladinho ANA, junte 2 cadernos de cada disciplina. Utilize também as folhas de rosto de cada caderno para montar as avaliações.
Ao final de todos os cadernos encontram-se gabaritos para conferência de respostas.
Ao aplicar o simuladinho ANA, você deverá ler o enunciado para os alunos, no máximo duas vezes. Os textos que devem ser lidos estão identificados com o megafone.
Confira nos quadros a seguir as habilidades exigidas nessa avaliação e como elas estão dispostas nos cadernos.
_____________________
* Para ter acesso a está apostila “Simulados Provas Brasil e ANA” em PDF, confira o link a seguir: