Prova Brasil – SAEB – Caderno de Atividades

Caderno de Atividades elaborados para os alunos dos anos inicias e finais do ensino Fundamental, com base na Matriz de Referência (descritores) de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil.
Prova Brasil – SAEB – Caderno de Atividades
Caderno de Atividades elaborados para os alunos dos anos inicias e finais do ensino Fundamental, com base na Matriz de Referência (descritores) de Língua Portuguesa da Prova Brasil.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), realizada por amostragem das Redes de Ensino tem foco nas gestões dos sistemas educacionais; e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) enfoca cada unidade escolar e recebe, em suas divulgações, o nome de  Prova Brasil.

As avaliações do SAEB são aplicadas por amostra em alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio. As informações obtidas a partir dos levantamentos do Saeb também permitem acompanhar a evolução da qualidade da Educação ao longo dos anos, sendo utilizadas principalmente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação na definição de ações voltadas para a solução dos problemas identificados, assim como no direcionamento dos seus recursos técnicos e financeiros às áreas prioritárias, com vistas ao desenvolvimento do Sistema Educacional Brasileiro e à redução das desigualdades nele existentes.

Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SAEB/PROVA BRASIL

1. Procedimentos de Leitura 
2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do
Texto 
3. Relação entre Textos 
4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto 
5. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido 
6. Variação Lingüística

Procedimentos de Leitura

Na prática da leitura, o aluno deverá localizar informações explícitas e inferir as implícitas em um texto. As informações implícitas exigem maior capacidade para que possam ser inferidas, exige que o leitor extrapole o texto e reconheça o que não está textualmente registrado e sim subentendido ou pressuposto. É preciso identificar não apenas a ideia, mas também ler as entrelinhas, o que exige do aluno um conhecimento de mundo, e outras leituras.
Na leitura e interpretação dos textos deve-se também distinguir os fatos apresentados da opinião formada acerca desses fatos em textos narrativos e argumentativos. Reconhecer essa diferença é importantíssimo para que o aluno possa tornar-se mais crítico, de modo a ser capaz de distinguir o que é um fato, um acontecimento, da interpretação que lhe é dada pelo autor do texto.

Descritores 

D1 – Localizar informações explícitas em um texto. 
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. 
D6 – Identificar o tema de um texto. 
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse respeito.

Confira Caderno de Atividades Prova Brasil – SAEB 

Para ter acesso ao caderno confira o link a seguir e faça o DOWNLOAD EM PDF:
→ Caderno 01 – Clique Aqui
→ Caderno 02 – Clique Aqui