Plano de Aula – Vogais

Confira nesta postagem uma sugestão de plano de aula para trabalhar Vogais com alunos das séries inicias, para trabalhar durante 5 aulas.
Plano de Aula – Vogais
Confira nesta postagem uma sugestão de plano de aula para trabalhar Vogais com alunos das séries inicias, para trabalhar durante 5 aulas.

Objetivo(s) 
Conhecer as vogais.
Conteúdo(s) 
Identificando as vogais: a grafia e o som de cada uma.
Ano(s) 
Pré-escola
Tempo estimado 
5 aulas.

Material necessário 
  • Letras em E.V.A (somente as vogais), em tamanho grande, para expor em sala, e em tamanho pequeno, com quantidade suficiente para distribuir entre os alunos;
  • Figuras de animais e/ou objetos iniciados pelas vogais, e que tenham suas iniciais destacadas;
  • Papel A4, folha previamente impressa ou manualmente desenhada com as vogais pontilhadas e em contorno (à colorir) – uma vogal por página, em quantidade suficiente (ao menos cinco vogais para cada aluno);
  • Cola;
  • Giz de cera ou lápis de cor;
  • Fita dupla face, para fixação do emborrachado;
  • Quadro branco, pincel para quadro branco e apagador.

Desenvolvimento 
1ª etapa 

Aula 1: Apresentação da vogal “A”, seu som, grafia e classificação quanto à: maiúscula ou minúscula. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, cobrindo letras pontilhadas, em papel A4. Identificação de animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal. Ao término da aula, o aluno poderá pintar a letra e imagem correspondente impressa ou denhada em papel A4, e receberá a vogal “A” em E.V.A.
Aula 2: Recordação da vogal “A”, com leitura da representação na parede. Apresentação da vogal “E”, seu som, grafia e classificação quanto à: maiúscula ou minúscula. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, cobrindo letras pontilhadas, em papel A4. Identificação de animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal. Ao término da aula, o aluno poderá pintar a letra e imagem correspondente impressa ou denhada em papel A4, e receberá a vogal “E” em E.V.A.
Aula 3: Recordação das vogais “A” e “E”, com leitura da representação na parede. Apresentação da vogal “I”, seu som, grafia e classificação quanto à: maiúscula ou minúscula. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, cobrindo letras pontilhadas, em papel A4. Identificação de animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal. Ao término da aula, o aluno poderá pintar a letra e imagem correspondente impressa ou denhada em papel A4, e receberá a vogal “I” em E.V.A.
Aula 4: Recordação das vogais “A”, “E” e “I”, com leitura da representação na parede. Apresentação da vogal “O”, seu som, grafia e classificação quanto à: maiúscula ou minúscula. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, cobrindo letras pontilhadas, em papel A4. Identificação de animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal. Ao término da aula, o aluno poderá pintar a letra e imagem correspondente impressa ou denhada em papel A4, e receberá a vogal “O” em E.V.A.
Aula 5: Recordação das vogais “A”, “E”, “I” e “O”, com leitura da representação na parede. Apresentação da vogal “U”, seu som, grafia e classificação quanto à: maiúscula ou minúscula. Apresentação com aula dialogada, demonstrada em quadro branco, leitura simultânea, seguida do treino de sua escrita, cobrindo letras pontilhadas, em papel A4. Identificação de animal ou objeto, cujo nome inicia-se com a vogal. Ao término da aula, o aluno poderá pintar a letra e imagem correspondente impressa ou denhada em papel A4, e receberá a vogal “U” em E.V.A.
Avaliação 
Durante toda a semana, a cada aula, questionamento sobre o nome dos animais/objetos, e suas referidas iniciais, de forma aleatória, em meio a uma brincadeira de adivinhações, com pistas sobre a figura em questão, e o som de qual vogal ele traz inicialmente em seu nome. Observando assim, a participação de todos, e a capacidade de assimilar a figura à vogal, reconhecendo-a.
______________________

Aprendendo as Vogais A E I O U – Vídeo: