Estratégias de leitura

Confira nesta postagem algumas Estratégias de Leitura em Slide.

Estratégias de Leitura

1 Estratégias de leitura
Segundo Isabel Solé (1988), as estratégias de leitura são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da leitura proficiente. Sua utilização permite compreender e interpretar de forma autônoma os textos lidos e pretende despertar o professor para a importância em desenvolver um trabalho efetivo no sentido da formação do leitor independente, crítico e reflexivo.SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.
Estratégias de leitura
2 Estratégias de leitura
O sujeito faz uma leitura textual com todo seu ser e sua bagagem sociocultural, o leitor constitui-se, identifica-se e projeta-se no texto, aproximando-se e distanciando-se das idéias que o texto sugere, mesclando às suas idéias, as saliências textuais que lhe sobressaem, o que lhe é permitido pela incompletude do texto, pelas lacunas deixadas pelo autor.As estratégias são aplicadas ao texto que o leitor lê em um determinado momento.

3 Estratégias de leitura
No trabalho,1. Escolher um texto;2. os leitores são as integrantes da dupla, então as estratégias serão identificadas a partir da leitura feita pelas duas;3. identificar a estratégias, escrever qual parte do texto a identifica e, após, explicar a relação entre essa parte e a estratégia.4. elaborar o trabalho em forma de um texto com início-meio-fim.
4 Estratégias de leitura
1. Antecipação e predição;2. Contexto: qual é a situação das personagens? Onde foi escrito? É um texto de revista, jornal, da internet etc.? Essas informações auxiliam a entender o significado das palavras, a levantar o conhecimento prévio.3. Seleção;4. Inferência: quando você leu o texto, o que foi acrescentando ao sentido?
5 Estratégias de leitura
Ao ler uma parte, descobriu uma característica da personagem, por exemplo?É mais pessoal, tem total relação com a bagagem do leitor.5. Autocontrole: é feita durante o texto, não somente no final.6. Autocorreção: feita no final do texto. 
Confira o slide completo: