CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Dicas para avaliar a participação de cada aluno em sala de aula



Olá amigos e amigas, nesta postagem trago para vocês Dicas para avaliar a participação de cada aluno em sala de aula.
Saber trabalhar em grupo é importante em qualquer profissão, por esse motivo é importante que as escolas proporcionem aos alunos atividades onde eles possam desenvolver habilidades para se destacar em um projeto em equipe, como a liderança, a pró-atividade, o respeito às diferenças e a colaboração. Mas você sabe como avaliar cada aluno nesse tipo de atividade? Veja as dicas.
Nesta postagem trago para vocês Dicas para avaliar a participação de cada aluno em sala de aula.

Uma maneira de engajar os alunos no projeto disciplinar da turma é estimular a interação deles em sala de aula. Por esse motivo muitos professores dão “nota de participação”, que são pontos na média baseados na participação dos alunos em classe.

A presença na aula é um fator muito importante para a composição dessa nota, porém é preciso também estabelecer outros critérios de avaliação que sejam justos para todos os alunos e incluam os mais tímidos.

Como avaliar cada um aluno em sala de aula

  • Uma forma de incentivar o aluno a se manifestar é organizar debates em sala de aula. É bastante importante qualificar as colocações do aluno e não somente considerar quantas vezes ele falou frente à turma. Então, é necessário que o professor crie uma lista com critérios de avaliação para acompanhar a discussão e, assim, avaliar bem a conduta de cada estudante.
  • O professor deve levar em consideração elementos como o respeito a opinião dos colegas, se esse aluno presta atenção ao que está sendo discutido e se ele apresenta argumentos consistentes para defender sua ideia.
  • Essas avaliações também devem ser feitas nas rodas de conversas em grupos, onde o professor deve participar acompanhando as discussões desses grupos por alguns momentos para observar como se desenvolvem.
  • No final dos bimestres é importante que a turma receba um feedback onde sejam comentados os pontos em comum que o professor percebeu entre os alunos e pontos individuais de cada um, para que cada estudante possa trabalhar seu desenvolvimento de maneira mais qualificada.
  • Também é bom que o professor dê ao aluno o poder de autoavaliação durante o processo de aprendizado, pois dessa maneira ele pode identificar onde ele precisa melhorar, onde tem mais dificuldades e assim progredir no aprendizado. No decorrer do ano letivo, o processo tende a deixar os estudantes mais conscientes de sua capacidade de expressão e produzir debates mais ricos para o aprendizado.
Essas dicas para avaliar a participação de cada aluno em sala de aula são para facilitar avida do professor na hora de dar a tal nota de participação. Esperamos que tenha ajudado.
Nesta postagem trago para vocês Dicas para avaliar a participação de cada aluno em sala de aula.
Fonte: http://canaldoensino.com.br/

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.