CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Aulas sobre emoções ajudam criança a lidar com raiva e frustração



Aulas sobre emoções ajudam criança a lidar com raiva e frustração

As crianças da escola infantil João de Deus, que fica em Leiria, cidade localizada em Portugal, estão aprendendo a lidar com seus sentimentos em aulas dedicadas exclusivamente a discutir as emoções.
De acordo com matéria de Clara Viana para o jornal Público, na escola, as aulas sobre emoção fazem parte do currículo das crianças de 4 e 5 anos de idade, e são oferecidas como atividades extracurriculares para alunos até aos 9 anos.

Sobre as aulas, o pequeno Valentim, de 7 anos, diz que está ali “para aprender a ficar mais alegre”. A partir de uma animação sobre a alegria, as crianças puderam discutir o tema, que os levou a outro sentimento, o orgulho. “Sinto orgulho quando sinto que vou conseguir”, define Valentim.

Já faz dois anos que as crianças da escola participam das aulas sobre emoções, e algumas mudanças de comportamento já puderam ser observadas: “Elas começaram a questionar-se mais sobre como o outro se sente, a antever a sua reação e a adotar comportamentos em função dessa percepção", relatou a diretora da escola Vera Sebastião.
Crédito da imagem: Nuno Ferreira Santos/ Público Exercício da aula: pensamento + emoção = sentimento
A aula sobre emoções é uma iniciativa realizada pela escola em parceria com a Associação Escola das Emoções, criada em 2014, que tem o objetivo de levar às crianças ferramentas para poderem conhecer-se melhor. “Não é controlar as emoções, mas sim saber identificá-las e geri-las”, explica Marco Coelho, presidente da organização.
“As crianças conseguem olhar para o outro e perceber o que se está se passando na vida do outro", completa Vera Sebastião, diretora da escola. “É um projeto ajustado à ideia da vivência em conjunto. E isto é importante porque quanto melhor soubermos relacionar-nos com os outros, mas felizes seremos”.
Créditos: Nuno Ferreira Santos/ Público Crianças durante aula sobre emoções.
Na opinião da educadora, o projeto é importante pois ajuda as crianças a aprenderem a resolver problemas muito comuns na infância e na adolescência. "Hoje em dia as crianças vivem cada vez mais individualmente têm cada vez mais dificuldades em saber lidar com as frustrações”, disse.
Jaime, de 8 anos, é um exemplo de que o projeto está colhendo bons frutos. Ele diz que tem aprendido os sentimentos e a reagir com os outros. “Zango-me menos".
Além das crianças, os educadores e educadoras da escola também passam pelas aulas de emoções.
Com Informações: Catraquinha

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.