Aulas sobre emoções ajudam criança a lidar com raiva e frustração

Aulas sobre emoções ajudam criança a lidar com raiva e frustração

As crianças da escola infantil João de Deus, que fica em Leiria, cidade localizada em Portugal, estão aprendendo a lidar com seus sentimentos em aulas dedicadas exclusivamente a discutir as emoções.
De acordo com matéria de Clara Viana para o jornal Público, na escola, as aulas sobre emoção fazem parte do currículo das crianças de 4 e 5 anos de idade, e são oferecidas como atividades extracurriculares para alunos até aos 9 anos.
Sobre as aulas, o pequeno Valentim, de 7 anos, diz que está ali “para aprender a ficar mais alegre”. A partir de uma animação sobre a alegria, as crianças puderam discutir o tema, que os levou a outro sentimento, o orgulho. “Sinto orgulho quando sinto que vou conseguir”, define Valentim.

Já faz dois anos que as crianças da escola participam das aulas sobre emoções, e algumas mudanças de comportamento já puderam ser observadas: “Elas começaram a questionar-se mais sobre como o outro se sente, a antever a sua reação e a adotar comportamentos em função dessa percepção”, relatou a diretora da escola Vera Sebastião.
Crédito da imagem: Nuno Ferreira Santos/ Público Exercício da aula: pensamento + emoção = sentimento
A aula sobre emoções é uma iniciativa realizada pela escola em parceria com a Associação Escola das Emoções, criada em 2014, que tem o objetivo de levar às crianças ferramentas para poderem conhecer-se melhor. “Não é controlar as emoções, mas sim saber identificá-las e geri-las”, explica Marco Coelho, presidente da organização.
“As crianças conseguem olhar para o outro e perceber o que se está se passando na vida do outro”, completa Vera Sebastião, diretora da escola. “É um projeto ajustado à ideia da vivência em conjunto. E isto é importante porque quanto melhor soubermos relacionar-nos com os outros, mas felizes seremos”.
Créditos: Nuno Ferreira Santos/ Público Crianças durante aula sobre emoções.
Na opinião da educadora, o projeto é importante pois ajuda as crianças a aprenderem a resolver problemas muito comuns na infância e na adolescência. “Hoje em dia as crianças vivem cada vez mais individualmente têm cada vez mais dificuldades em saber lidar com as frustrações”, disse.
Jaime, de 8 anos, é um exemplo de que o projeto está colhendo bons frutos. Ele diz que tem aprendido os sentimentos e a reagir com os outros. “Zango-me menos”.
Além das crianças, os educadores e educadoras da escola também passam pelas aulas de emoções.

Com Informações: Catraquinha