5 dicas de coaching que triplicarão suas chances de crescimento na carreira já nos próximos meses

Foi o tempo que para crescer bastava apenas fazer o seu trabalho bem feito, isto é no mínimo pré-requisito.
As relações no mercado de trabalho, a cada dia tomam uma proporção maior sobre o sucesso, estagnação ou até mesmo fracasso de muitos profissionais com competências técnicas na carreira, seja por problemas de inteligência emocional, comunicação, atitudes negativas, enfim, por diversos fatores que impactam negativamente em suas relações profissionais.

A seguir, listo 5 dicas de coaching de ajudarão a aumentar suas chances de crescimento na carreira se colocadas em prática já nos próximos meses.

1 — Seja humilde, quando demonstra humildade, facilita a comunicação, o que melhora seus relacionamentos, pois aproxima as pessoas e consequentemente, possibilita que suas competências sejam conhecidas realmente como são, ou seja, sua humildade é a sua principal arma para apresentar todas as suas qualidades. Lembre-se normalmente se uma pessoa puder escolher, dificilmente ela se relacionará com alguém que demonstra arrogância.

2 — Demonstre empatia, o que é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Uma das grandes dificuldades de diversos profissionais é conseguir discordar de outros colegas sem que isto cause mais problemas do que solução. A dica é, se colocar no lugar do outro e tentar entender o porque ele pensa daquela forma, e, apenas após isto, apresentar o seu ponto de vista relatando que levou em conta o dele. Isto melhora e muito a conversa e o relacionamento.
3 — Não tenha medo de perguntar, perguntas inteligentes podem fazer a diferença a seu favor e, passar uma serie de “impressões a seu respeito”, tais como: entende do assunto, se preparou para esta reunião e/ou situação, pensou em algo que ninguém aqui tinha apresentado antes, etc. Contudo, todo cuidado é pouco com perguntas, pois, podem causar um efeito contrario caso feitas sem preparo ou planejamento, tais como: isto já foi explicado antes e/ou você deveria saber sobre isto, etc. Uma boa estratégia é sempre estar preparado, principalmente em reuniões consideradas “perdas de tempo”.
4 — Seja gentil, a principio, não deveria ser uma dica para aumentar suas chances de crescimento na carreira, pois todos deveriam ser e demonstrar gentileza… enfim… Por que é importante? – A gentileza melhora nossos relacionamentos no trabalho, principalmente em momentos de tensão, onde muitos costumam ser mais ríspidos nas relações e, muitas vezes isto, pode demonstrar problemas de gestão emocional. Em momentos de tensão na empresa, o que você quer demonstrar aos outros? Sua capacidade de convivência em momentos “de problemas”, pode fazer a diferença positiva.
5 — Demonstre capacidade de mudança e adaptação., aprenda a aprender novas coisas, mudar formas de pensar, se adaptar a novas realidades e modos de trabalho, novas pessoas, novas situações. Tenha a sensibilidade de ser e apresentar-se como flexível é, cada vez mais importante as empresas perceberem esta característica em seus funcionários, pois o mercado muda a cada dia numa velocidade maior. Como diz Mario Sergio Cortella: — “Na vida é preciso ter raízes e não ancoras, a raiz nos alimenta e a ancora por sua vez nos imobiliza.”
Por: Alexsandro do Nascimento