5 desenhos infantis que promovem a igualdade

Confira 5 desenhos infantis que promovem a igualdade

Doutora Brinquedos

Veiculado pelo canal da Disney, o desenho traz uma protagonista e quebra uma série de estereótipos, além de muito divertido. Em sua família, é a mãe que trabalha como médica, enquanto o pai fica em casa para cuidar dos filhos, mostrando para as crianças a importância da divisão de tarefas, e que não há só um modelo de família. A escritora nigeriana Chimamanda Adichie falou certa vez em um palestra no TED sobre os perigos da “história única”, como somos apresentados sobre uma versão dos fatos e criamos esteriótipos limitadores e nocivos, daí a importância de apresentar outras alternativas e configurações de família às crianças. 

Go Diego Go

Diego é um menino que adora os animais e luta para salvar a natureza. Com uma narrativa cheia de aventuras, o desenho aborda temáticas como preservação ambiental e sustentabilidade. Além disso, o pequeno fala três línguas, e pede a ajuda dos telespectadores para cumprir sua missão de preservar as espécies ameaçadas de extinção, o tempo todo interagindo e fazendo perguntas para quem assiste. Uma boa oportunidade para as crianças conhecerem a fauna e a flora de diferentes partes do mundo e refletir sobre a importância de cuidar dos recursos naturais. O desenho é produzido pelo Nickelodeon, veiculado pelo canal Nick Jr, e está disponível na Netflix.

Daniel Tigre

O protagonista deste desenho é um filhote de tigre de quatro anos. Ele mora com o pai e a mãe tigres, e adora se envolver em questões de cidadania e solidariedade. No episódio abaixo, ele organiza uma votação no bairro e na escola. Produzido pela PBS (Public Broadcasting Service), o desenho aborda o protagonismo infantil e estimula a criança a questionar o espaço onde vive, com a ajuda da comunidade, da família e dos amigos. “Daniel Tigre” está disponível no YouTube e na Netflix. Segundo Thiago Queiroz, do “Paizinho, Vírgula”, até os pais podem aprender – e muito! – com o desenho.

Bubba e seus amigos

Produzido pela Disney Junior, o desenho narra as aventuras de um macaco de três anos muito curioso e destemido.
Com Bubba e seus amigos, as crianças embarcam em uma viagem imaginária onde descobrem brincando os meios de transporte, seus sons e características. Com esses simpáticos personagens e divertidas canções, as crianças são convidadas a brincar, cantar e dançar, incentivando assim sua curiosidade, comunicação e interesse em aprender. 

Peixonauta

A série de animação brasileira foi criada por Célia Catunda, Kiko Mistrorigo, e é veiculada pela Discovery Kids. O agente secreto Peixonauta é um peixinho muito esperto que possui um traje especial. Assim, ele consegue voar e respirar fora d’água. O peixe é um detetive profissional que conta com a ajuda de seus amigos – a pequena Marina e o macaco Zico. Juntos, eles vivem incríveis aventuras no Parque das Árvores Felizes, dentro e fora d’água. Os mistérios são resolvidos com a ajuda da Pop, uma bola mágica e colorida que sempre envia pistas para os três.
*Com informações: Catraquinha