Projeto – Sacola Viajante

Projeto - Sacola Viajante: Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos, afinal quem lê adquire cultura escreve melhor, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar.
Projeto – Sacola Viajante
Projeto – Sacola Viajante: Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos, afinal quem lê adquire cultura escreve melhor, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar.
Para que esta habilidade seja desenvolvida como um ato de prazer ela deve ser instigada desde a mais tenra idade por pais e professores. De acordo com Adriana Maricato: “Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida das crianças, maiores as chances de ela gostar de ler”. (MARICATO, 2006,p.18). Considerando que a postura adotada pela escola, referente à pratica da leitura é essencial para a formação de leitores permanentes e com visão critica, a Escola Municipal Professora Irmã Blandina Cisz aposta no Projeto de leitura intitulado “Sacola Viajante”. O principal objetivo dessa proposta é desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Através do projeto pretende-se enriquecer o conteúdo interdisciplinar visando o aprendizado global, despertar o prazer pela leitura por meio de diversas fontes bibliográficas, estimular o gosto pelo contar e ouvir historias, bem como registrar os apontamentos sobe a mesma e envolver a família no processo de ensino e aprendizagem. 

A cada semana é realizado um sorteio em nível de turma, onde uma criança é contemplada e leva a sacola para casa. Nela há vários livros os quais deverão ser lidos com ajuda dos pais e é disponibilizado um caderno onde o aluno deverá completar uma ficha literária com informações sobre a obra, tais como: nome do livro, do autor, principais personagens e o enredo deve ser contextualizado. É também sugerido ao educando a produção ao educando a produção de um desenho sobre a historia lida. Com o intuito de tornar a família corresponsável nesse processo, é solicitado aos pais ou responsáveis que escrevam suas considerações relatando a experiência vivenciada em suas casas. Este projeto envolve todos os segmentos da comunidade escolar, ou seja, os alunos do 1º ao 5º ano e seus respectivos professores, é um trabalho idealizado e organizado pela equipe pedagógica e conta com o suporte dos pais e estudantes. Na condição de educadores não podemos deixar de apostar em projetos inovadores como este, pois dessa forma contribuiremos para a formação de leitores assíduos que se apropriem de conhecimentos e tornem-se cidadãos críticos e participativos. Embora este seja um projeto modesto os dados coletados no caderno de registro e em relatos orais apontam que os resultados são positivos e contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem.   

Confira o slide a seguir:


Clique aqui