Plano de Alfabetização Digital

10 perguntas que você deve se fazer para criar um plano de alfabetização digital
Plano de Alfabetização Digital

Você sabia que, como professor, é importante ensinar os seus alunos a lidar com as tendências e ferramentas digitais? 

Veja como conseguir isso.
→  Veja vários Planos de Aula – AQUI.
Se você não sabe como criar um plano para esse tipo de ensinamento, veja as 10 melhores perguntas que você deve se fazer para atingir o seu objetivo:

1 – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS?

Dependendo dos seus objetivos com a alfabetização digital, é necessário criar diferentes planos. Essas metas podem depender da idade dos seus alunos, o tipo de matéria que você leciona e até mesmo a quantidade de computadores que você dispõe. 

2 – COMO POSSO ACOMPANHAR O PROGRESSO?

É importante que você determine quais critérios serão importantes para avaliar se seus alunos estão acompanhando o andamento das aulas. 

3 – POR ONDE COMEÇAR?

Para que o seu plano já comece com o pé direito, é essencial que você crie uma boa abordagem inicial. Por isso, descubra qual é o nível médio de conhecimento dos seus alunos e desenvolva o seu plano a partir disso. 

4 – COMO VOU UTILIZAR A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL A MEU FAVOR?

Se você não souber utilizar bem o que você tem disponível, é possível mais prejudicar do que ajudar os seus alunos. Por isso, organize todas as ferramentas e informações online e decida quais você irá utilizar e como será feita essa abordagem. 

5 – COMO EU DEFINO QUAIS SÃO AS DIFICULDADES?

Já que a definição de alfabetização digital não é muito clara, é importante que você tenha bom senso para analisar quais serão os níveis de dificuldade e a importância de cada aula. 

6 – DEVE PREVER AS TECNOLOGIAS?

Atualmente, existem diversas tendências tecnológicas que influenciam diretamente na educação. Por isso, pergunte-se se você quer adicionar ao seu plano de alfabetização digital as previsões das tecnologias. Por exemplo: alguns especialistas dizem que os cursos online serão cada vez mais presentes na vida estudantil. Será que é interessante ensiná-los a absorver conteúdos digitais, já que a previsão para o futuro é que as aulas serão à distância? 

7 – DEVO ME APROVEITAR DE OUTRAS MÍDIAS?

Quando falamos de alfabetização digital, junto a esse conceito vêm vários formatos diferentes de conteúdo: vídeo, texto, áudio, apresentações, etc. Por isso, é importante que você se pergunte se você irá aproveitar essa oportunidade para utilizar diferentes mídias ou focar somente em uma ou duas. 

8 – COMO POSSO CONECTAR A ALFABETIZAÇÃO DIGITAL À MINHA MATÉRIA?

Se você se preocupa que o seu plano de alfabetização digital atrapalhe a sua matéria, fique tranquilo: é possível criar um bom plano integrando as duas áreas. Se você leciona Biologia, por exemplo, ensine os seus alunos a utilizarem sites de universidades e empresas como fonte de trabalhos. 

9 – DEVO DEIXAR DE LADO O APRENDIZADO COMUM?

É importante que exista um equilíbrio entre o aprendizado online e o com folhas de papel. Por isso, encontre a dose certa e utilize a alfabetização digital como um meio, e não como um fim. 

10 – COMO MANTER OS ALUNOS INTERESSADOS?

Assim como em qualquer plano de aula, o plano de alfabetização digital deve buscar manter a atenção do aluno. Por isso, sempre traga novidades e desafios a suas aulas para que eles não se sintam entediados. Se eles já dominaram o uso de uma ferramenta, proponha aprender a utilizar outra com diferentes recursos.
____________________