Mordida: entenda o que há por trás desse ato comum entre crianças

A mordida é comum entre crianças de um a três anos e se estabelece como uma forma de comunicação. Mas, para compreender como isso se dá, é preciso pensar no bebê assim que nasce, tendo como única ferramenta disponível o choro. 
A mordida é comum entre crianças de um a três anos e se estabelece como uma forma de comunicação.
Mordida
Com o tempo, a criança vai ganhando autonomia e passa a sustentar a própria cabeça, a sentar e engatinhar. Por outro lado, quem cuida do bebê também adquire mais recursos para compreender suas necessidades.

Quando está um pouco maior, a criança percebe que seu cuidador não adivinha o que ela sente, portanto ela precisa de ferramentas para se comunicar. Desse modo, o pequeno passa a explorar o próprio corpo, começando pela boca, tão usada para a sucção e para conhecer e experimentar o mundo.
Antes de servir para comunicar algo, a mordida é empregada nesse período de pesquisas, de estabelecimento de comunicação entre a criança e o outro. É comum, inclusive, que a criança que já entende que não pode morder espere o adulto se afastar para morder um amigo mais uma vez. Ela tenta compreender quais são os limites, o que acontece se morde o outro.
No entanto, como o artigo aponta, é preciso entender o contexto, porque muitas vezes o pequeno dá a mordida como forma de demonstração de carinho ou em disputa por um brinquedo.
Tags: Mordidas, Crianças, Crianças que Mordem, Artigos Educacionais, Dicas, Dicas para Educadores, Dicas para os País;
Com Informações: Ninguém Cresce Sozinho