Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada

Estratégias didáticas podem ser definidas como a arte de aplicar ou explorar os meios e condições favoráveis e disponíveis, visando atingir objetivos específicos.
Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada
Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada
O trabalho docente não trata apenas de um conteúdo, mas de um processo que envolve um conjunto de pessoas na construção de saberes. Assim, a escolha das estratégias, deve levar em consideração o conhecimento do aluno, seu modo de ser, de agir, de estar, além de sua dinâmica pessoal.

Estratégia Didática – Aula expositiva dialogada

O que é?

É a exposição do conteúdo com a participação ativa dos estudantes, cujo conhecimento prévio deve ser considerado e pode ser tomado como ponto de partida.
O professor leva os alunos questionarem, interpretarem e discutirem o objeto de estudo, a partir do reconhecimento e confronto com a realidade. Deve favorecer análise crítica, resultando na produção de novos conhecimentos. Propões a superação da passividade e imobilidade intelectual dos alunos.

O que mobiliza?

Estratégias didáticas como essa mobilizam nos alunos a coleta e organização de dados, interpretação, raciocínio crítico, comparação e capacidade de síntese.

Como funciona

O docente contextualiza o tema de modo a mobilizar as estruturas mentais do aluno para operar com informações que este traz (conhecimento prévio), articulando-as ás que serão apresentadas.
A exposição, que deve ser bem preparada, requer a participação dos alunos como ao solicitar exemplos e buscar o estabelecimento de conexões entre a experiência vivencial dos participantes, o objeto estudado e o todo da disciplina.
É importante ouvir o estudante, buscando identificar sua realidade e seus conhecimentos prévios, que podem mediar a compreensão crítica do assunto e problematizar essa participação.
O forte dessa estratégia é o dialógo*, com espaço para questionamentos, críticas e solução de dúvidas. É imprescindível que o grupo discuta e reflita sobre o que está sendo tratado, a fim de que uma síntese integradora seja elaborada por todos.

Como avaliar os resultados?

A avaliação de estratégias como essa pode ser feita pela observação da participação dos estudantes contribuindo na exposição, perguntando, respondendo, acompanhando a compreensão e a análise dos conceitos apresentados e construídos.
Pode-se usar diferentes formas de obtenção da síntese pretendida na aula: de forma escrita, oral, pela entrega de perguntas, esquemas, portfólio , sínteses variadas, complementação de dados no mapa conceitual e outras atividades complementares a serem efetivadas em continuidade pelos estudantes.
*Vale ressaltar que estratégias como essa, em que o aluno é solicitado falar requer paciência e muito planejamento. Assim como estamos acostumados a dar aulas expositivas, os alunos não estão acostumados a ter que participar. Se ambientar a uma nova forma de aula, mais participativa, pode levar algumas aulas.