Diferença entre a coordenação motora fina e a grossa.

As habilidades motoras são os movimentos que usamos para carregar, empurrar ou carregar coisas.
Diferença entre a coordenação motora fina e a grossa.
Diferença entre a coordenação motora fina e a grossa: As habilidades motoras são os movimentos que usamos para carregar, empurrar ou carregar coisas. Nossa mente informa ao corpo para que ele se conecte às necessidades espaciais do nosso entorno de modo que o nossos músculos e ossos possam completar suas tarefas. Ter uma boa coordenação motora significa praticar, ensinar e imitar. Todos nós precisamos que as coordenações motoras fina e grossa trabalhem em conjunto para a criação dos nossos movimentos. E a diferença entre uma e outra depende das habilidades necessárias para uma determinada tarefa.

Capacidade motora fina

Nossa capacidade motora fina nos permite usar os pequenos músculos do nosso corpo. Escrever, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, criar peças de arte, mover olhos e lábios são exemplos de habilidade motora fina. Pegar uma pequena folha do chão com os dedos também é um uso dela. O mesmo acontece com a montagem de um quebra-cabeça ou quando alguém brinca com tijolinhos de construção — o que envolve também a nossa capacidade motora visual. Qualquer coisa que fazemos coordenando olhos e mãos tem a ver com essa capacidade motora fina, como usar um lápis, inclusive para desenhar.

→ 40 Atividades de coordenação motora pronta para imprimir

Capacidade motora grossa

Na nossa infância, a coordenação motora grossa é a primeira coisa que conseguimos realizar. Sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos disso. Rolar morro abaixo, empurrar um velocípede… Toda vez que usamos grandes músculos, o nosso corpo todo ou várias partes dele ao mesmo tempo, estamos colocando em ação a nossa capacidade motora grossa. Por isso o tônus muscular é fundamental para exercê-la. Se o corpo reage de maneira muito constrita, os movimentos saem estranhos ou desconectados. Se ele reage de modo muito solto, os movimentos parecem lentos e é preciso usar mais força para realizá-los.