Capacidades da Alfabetização – Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização

Nesta postagem trago para vocês “Capacidades da Alfabetização”. Este volume é uma versão ampliada e modificada de “Alfabetizando”, caderno que integra a
coleção “Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização”, elaborada pelo
Ceale por solicitação da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Capacidades da Alfabetização - Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização
Capacidades da Alfabetização – Orientações para a Organização do Ciclo Básico de Alfabetização
Este volume se organiza em torno de dois objetivos:

  • sistematizar e discriminar capacidades relevantes a serem atingidas pelas crianças, ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos;
  • oferecer para reflexão e discussão do professor alfabetizador uma indicação daquilo que cada criança deverá ser capaz de realizar, progressivamente, ao longo de cada período.

Em razão desses objetivos, este volume se presta a três principais usos. Em primeiro lugar, é
material para que o professor aprofunde seus conhecimentos sobre as capacidades que concorrem para o aprendizado da língua escrita. É, assim, material para estudo.
Em segundo lugar, é instrumento para organização do processo de ensino-aprendizado, pois não apenas discrimina capacidades a serem atingidas, como também as distribui ao longo do tempo escolar, constituindo, assim, uma base inicial para o planejamento do ensino. É, desse modo, instrumento de trabalho.
Em terceiro lugar, é fonte de consulta para o estudo dos demais volumes que compõem esta Coleção, na medida em que as capacidades da alfabetização, sua descrição e sua distribuição ao longo do período escolar são o ponto de partida para a realização de diagnósticos (volume 3), para o planejamento do ensino (volume 4) e para a avaliação e o acompanhamento do aluno (volume 5).
Para, de fato, prestar-se a esses usos, este volume não se organiza como um livro qualquer, mas de uma maneira diferente, que o aproxima de um dicionário ou enciclopédia, modos de organizar conhecimentos para serem mais facilmente localizados:
nesta primeira parte, além dos objetivos e da organização de suas seções, apresentamos os fundamentos que orientaram a seleção das capacidades, sua caracterização e distribuição ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
  • a segunda parte apresenta, na forma de verbetes (veja o exemplo na página anterior), os principais conceitos utilizados ao longo de toda a Coleção, como os de alfabetização e de letramento.
  • na terceira parte, por fim, apresentamos quadros que distribuem as capacidades ao longo do período e verbetes que as descrevem e caracterizam.
  • Assim, trata-se de um volume muito parecido com um dicionário ou enciclopédia. Pode ser utilizado como um desses gêneros de livros, quando for o caso, ou como um livro comum, a ser estudado, quando necessário.
________________
Para ter acesso ao volume completo em PDF confira o link a seguir e faça o DOWNLOAD: