CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Sugestões e dicas para trabalhar Ditados



Sugestões e dicas para trabalhar Ditados
Sugestões e dicas para trabalhar Ditados
Nesta postagem trago para vocês algumas Sugestões e dicas para trabalhar Ditados.

Veja também:


DITADO COM IMAGENS
O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra.
Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.

DITADO COM DICAS
O professor dá as "dicas" para o aluno descobrir a palavra.
" É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
" É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete)
Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.

DITADO RELÂMPAGO
Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra.
O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.

AUTO DITADO
Os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem.
Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua auto-confiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.

DITADO DE MEMÓRIA VISUAL
O professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimentos, frutas, etc.
É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura.
Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos.
Quem escrever mais palavras será o campeão.
Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.

DITADO COCHICHO
O professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.

DITADO DESENHADO
Ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.

DITADO RECORTADO
Colar ou copiar no lugar certo das palavras correspondentes aos desenhos.

DITADO ADEDANHA
O professor sorteia uma letra do alfabeto.
Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.

DITADO DE BINGO
O professor prepara as cartelas do bingo com as palavras.
Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.

DITADO ENIGMÁTICO
Escrever somente a 1ª letra do desenho e descobrir as palavras.
EX: desenhos peteca, olho, rato, tartaruga, anel. P O R T A

DITADO SURPRESA
Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.

DITADO LACUNADO
O aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.

DITADO EM DUPLAS
O professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.

JOGO DE DITADO
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.

DITADO COM ADIVINHAÇÕES
Você cria quadrinhas com características de determinados objetos, animais, os alunos tem que descobrir do que você está falando e escrever o nome.
Ex.: sou pequena, redonda e faça a alegria dos meninos. Sou a ______

DITADO MUSICAL
Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.

DITADO COMPLETANDO FRASES
A professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A casa é__________. (pequena, amarela, bonita).
Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.

DITADO RELÂMPAGO DE FRASE
A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.

JOGO DE DITADO
Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.

DITADO COM APOIO
Colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um “jogo da memória”.

DITADO SOLETRADO (Sonia Ubeda)
Dito a palavra e as crianças soletram sílaba por sílaba.
Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? porque? porque l e não u?
Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança.
Temos que ver a forma de ditado que dá melhores resultados em nossa sala de aula. De repente, o que é bom para minha sala não o é para a sua. As turmas são diferentes.
O ano passado meus alunos gostavam de ditado em ordem alfabética. Cada aluno ditava uma palavra seguindo a ordem alfabética para não ter bagunça um dia seguíamos a ordem da chamada e outro dia as fileiras de carteiras.

Coloque Seu E-mail:

Para receber novidades em...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.