CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Conheça a creche em que os bebês tem uma rotina permeada de explorações



Conheça a creche em que os bebês tem uma rotina permeada de explorações
Conheça a creche em que os bebês tem uma rotina permeada de explorações

Lugar de bebê é fora do berço! 

Conheça a creche em que os bebês tem uma rotina permeada de explorações

Que atividades realizar com pequenos até 1 ano, que geralmente não falam nem andam? A Revista Escola foi conhecer a experiência da educadora Marlene Steffens no Centro de Educação Infantil CEI Miosótis, em Joinville, Santa Catarina.
O biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) descreve essa fase do desenvolvimento infantil como sensório-motora, em que conhecemos o mundo por meio dos sentidos. Propiciar o contato com elementos visuais, sonoros, olfativos e táteis auxilia no aumento e no aperfeiçoamento desse repertório. Por acreditar na importância da experimentação, Marlene elaborou um planejamento anual voltado à exploração de diferentes materiais e espaços dentro e fora da classe.

Uma iniciativa foi transformar os momentos de cuidados diários em possibilidades de aprendizagem.  Uma das propostas foi transformar o berçário em um spa, com ofurôs, velas e óleos aromáticos para perfumar o ambiente e música relaxante. Cada bebê foi colocado dentro de um balde com água aquecida a 37 graus Celsius e pétalas de rosas. Para favorecer a interação entre os bebês, os baldes foram colocados perto uns dos outros. Ela também os aproximou do espelho fixado na parede para auxiliá-los na descoberta do próprio corpo, ampliando a consciência de si mesmo.

Confira algumas sugestões:

A turminha foi levada ao jardim da instituição, em que, sobre um tatame, foram colocados instrumentos musicais, bolas e brinquedos.

Transformar o banho em um momento de desenvolvimento. Para estimular os sentidos, diferentes tipos, como de ducha, com bolinhas e de ofurô.
A diferença entre a terra seca e a úmida em uma proposta voltada a ampliar o repertório de sentidos.
No espaço externo, foram organizados cantos com brinquedos, bolas e instrumentos musicais. Bebês livres para interagir e fazer as próprias escolhas.

Diferentes texturas para tocarem, como terra úmida e seca.
No parque da instituição, que conta com um playground, um labirinto de toras e um morro de pneus e areia, a turma pôde circular livremente, o que contribuiu para o avanço motor. Uns subiram e desceram o monte, apoiando-se nos pneus, outros tentaram andar pelo labirinto segurando nas paredes.
Banho relaxante frente a um espelho. A proposta ajuda no desenvolvimento da consciência corporal das crianças.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.