Baixe em PDF – Simulado Prova Brasil

Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Simulado Prova Brasil pronto para imprimir e disponível para DOWNLOAD em PDF.
Baixe em PDF – Simulado Prova Brasil
Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Simulado Prova Brasil pronto para imprimir e disponível para DOWNLOAD em PDF.

Baixe em PDF – Simulado Prova Brasil

O QUE É? PARA QUE SERVE?

A Prova Brasil é uma avaliação externa, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC/Inep) com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas através da aplicação de testes de Língua Portuguesa (leitura), Matemática e, desde 2013, de Ciências da Natureza e Ciências Humanas (estas duas últimas apenas para alunos do 9ºano). A avaliação é aplicada em larga escala a cada dois anos.

Os dados coletados por essa avaliação permitem ao Ministério e às secretarias de educação dos estados e dos municípios um diagnóstico sobre a necessidade de medidas de intervenção políticas e pedagógicas voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país. Além disso, como as informações da Prova Brasil são públicas, toda a sociedade brasileira pode acompanhar a eficácia das políticas implementadas, a efetividade dos investimentos públicos, ou, ainda, consultar o desempenho de determinada escola que participou do processo, principalmente por meio do Ideb.

COMO UM PROFESSOR PODE PREPARAR SEUS ALUNOS PARA A PROVA BRASIL? 

A realização da Prova Brasil não deve alterar o trabalho normal da escola, afinal, o cuidado
para que o aluno tenha um processo de aprendizagem adequado a partir do desenvolvimento
de competências e habilidades acontece em todos os momentos dentro da sala de aula e isso
já é o suficiente para garantir um bom desempenho em qualquer avaliação educacional. 
De forma complementar, é possível fazer uso de exemplos de questões semelhantes
às da Prova para que os alunos se acostumem a responder itens de múltipla escolha, a
preencher a folha de respostas, a lidar com a pressão do tempo durante o processo e a
conhecer a abordagem contextualizada dos conteúdos que é favorecida na Prova Brasil.

Matriz de referência Prova Brasil

Baixe em PDF - Simulado Prova Brasil
Descritores
Este material foi elaborado pela EDITORA MODERNA que desenvolveu este simulado para monitoramento da Aprendizagem: Prova brasil, com a finalidade de auxiliar professores e gestores a monitorarem os processos de desenvolvimento da aprendizagem no final dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
O objetivo deste material é contribuir com o aperfeiçoamento do planejamento e com a execução das práticas pedagógicas a partir do diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos e oferecer subsídios para a formulação de novas estratégias para a melhoria do ensino.