CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Animação emocionante reflete: 'para que educamos as crianças'?



"Se a um ser humano dizemos que a única coisa que importa de tudo o que está fazendo agora é preparar-se para continuar vivendo, estamos falando a um escravo, e não a ser humano".
A fala acima é da psicóloga argentina Silvia Bleichmar. Em entrevista ao Toda Criança Aprender, ela levanta uma questão urgente quando o assunto é educação infantil e sociedade: por que (e, principalmente, para que, educamos as nossas crianças?
É justamente sobre essa questão que se debruça uma animação encantadora, produzida por Daniel Martínez e Rafa Cano Méndez. O filme "Alike" ("Igual") consegue, em menos de dez minutos, fazer uma reflexão profunda sobre os papéis sociais que transmitimos para uma criança, e como os valores de vida que comunicamos em nossas atitudes refletem no modo como as crianças percebem seu papel no mundo.
Créditos: Reprodução O filme questiona a lógica do mundo moderno, que valoriza o trabalho e o dinheiro acima de todas as coisas.
Na história, o personagem Copi é um pai trabalhador e engajado, que se preocupa em ensinar o caminho certo para seu filho. Porém, a rotina atribulada não lhe deixa para refletir por que faz isso, e mais importante, para que faz isso. Ele só cumpre horários, executa tarefas e ensina o filho a repetir este comportamento.

O desenrolar dos acontecimentos mostra como, muitas vezes, copiamos os padrões que nos ensinaram, sem parar para refletir qual o sentido daquilo. Afinal, 'certo' e 'errado' são valores social e historicamente construídos, e mais importante do que introjetá-los em nossas vidas, é refletir sobre o que funciona para cada indivíduo e cada família.
Animação emocionante reflete: 'para que educamos as crianças'?
Créditos: Reprodução
Por sua sensibilidade e linguagem poética e delicada, o vídeo pode ser utilizado em sala de aula, por educadores que queiram propor uma discussão sobre sociedade, cultura, economia, valores familiares, padrões comportamentais e relações interpessoais. 

Animação emocionante reflete: 'para que educamos as crianças'?

Assista:


Fonte: Catraquinha
Acessem este excelente BLOG

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.