Modelos de Rotina para as primeiras semanas de aulas

Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês alguns modelos de rotina para as primeiras semanas de aulas prontos para imprimir.
Modelos de Rotina para as primeiras semanas de aulas
planejamento é uma ferramenta de fundamental importância na organização profissional, pois o profissional tem necessidades de conhecer e compreender a realidade para que consiga realizar intervenções com qualidade. Segundo o professor entrevistado em Macapá (Escola Sebastiana Lenir), “o planejamento é fundamental, pois, ele é sua ferramenta de trabalho, com ele pronto sua aula fica mais flexível e seu trabalho bem mais rentável e fácil de administrar”.
Na escola não é diferente. O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação.

Confira a seguir os modelos:

1
2
3

FIQUE DE OLHO NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA

O que fazer na primeira semana de aulas?

  • Construir as regras de convivência com as turmas.
  • Apresentar e discutir o planejamento das disciplinas com as turmas, assim como os livros de Literatura que serão trabalhados durante o ano.
  • Definir regras para entrega de tarefas e avaliações.
  • Ratificar a importância da agenda escolar.
  • Definir sistemática de avaliação.
  • Utilizar dinâmicas para conhecimento e integração da sala com o(a) professor(a).]
  • Ler periodicamente a Inspiração Juvenil.
1. Regras de convivência
Durante a primeira semana de aulas, cada professor(a) elaborará as regras de convivência da sala com cada turma, que deverão ser encaminhadas à coordenação pedagógica.
Após discussão com a turma, essas regras deverão ser afixadas em sala e cumpridas por todos. Lembramos que as frases deverão ser formuladas de forma afirmativa.
2. Utilização da agenda escolar (6º ano)
A agenda deverá passar sempre pela vistoria do professor. Deve-se exigir do aluno o cuidado e o asseio com a agenda. Caso o(a) professor(a) perceba que o aluno não possui agenda, solicita-se informar à coordenação.
3. Seminário para os pais
Nessa ocasião, a escola entregará para os pais o Projeto Pedagógico da escola, e os professores terão a oportunidade de apresentar a concepção de cada área de ensino e a sistemática de avaliação.
4. Atividades de sala
Devem-se assegurar, no planejamento semanal, momentos de atividade em sala sob a orientação do professor.
Podem-se diversificar esses momentos em sala: atividade individual, em dupla, pequenas equipes, etc.

5. Uso do material didático
É compromisso da escola com os pais a utilização dos livros e cadernos solicitados.
É importante mapear o livro, de forma que a aquisição do pai seja justificada.