10 Atividades para Crianças em Dias de Chuva

O que fazer quando a chuva chega e estraga a disposição dos mais pequenos? Pensamos em 10 atividades que pode fazer com as crianças mesmo nos dias de chuva. Diversão e boa disposição garantidas!

1. Desenhar e Colorir
Pode ter sempre à mão desenhos para colorir e lápis de cor ou outro material de pintura. Imprima os desenhos favoritos das crianças ou escolha uma história ou tema para as crianças desenharem e pintarem.

2. Livros de Atividades
Existem muitos materiais disponíveis que são divertidos e ao mesmo tempo bons para exercitar o cérebro: palavras cruzadas, caça-palavras, labirintos, sudoku, jogos dos erros e atividades de ligar pontos. Pode comprar estes livros ou imprimir diretamente da internet.

3. Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro são ideais para jogar em família e competir de forma saudável. Opte pelos preferidos dos mais pequenos. Damas, xadrez, monopólio são exemplos de jogos de tabuleiro.

4. Jogos de cartas
Pode utilizar um baralho de cartas convencional e jogar diversos jogos como Pesca, Bom dia-Meu Senhor ou Mau-mau. Outros jogos que existem em cartas como scrabble e uno são também excelentes escolhas.

5. Quebra-cabeças
Puzzles ou quebra-cabeças motivam o trabalho em equipa e a capacidade de resolver problemas e encontrar soluções. Por isso mantenha sempre por perto um conjunto variado de quebra-cabeças para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade.

6. Livros e Leitura
O livro é sempre uma forma de estimular o gosto pela leitura. Peça a cada criança para escolher um livro para ler. Pode ainda tornar a leitura mais entusiasmante criando condições de leitura divertidas, por exemplo debaixo dos lençóis, numa tenda improvisada na sala ou ainda  junto a uma lareira ou fogueira.

7. Videogames e Jogos de Computador
Se não passar o dia inteiro à frente do ecrã, os videogames e os jogos de computador são formas divertidas para brincar em família.

8. Cinema em Casa
Quando chove lá fora, que tal ficar no quentinho e a comer umas deliciosas pipocas em família? Envolva os mais pequenos na escolha dos filmes e até mesmo do sabor das pipocas!

9. Trabalhos Manuais
Junte todo o material que tem em casa e dê largas à sua imaginação! O céu é o limite! Pode criar jogos, fazer postais ou pequenos elementos decorativos. Não se vai arrepender!

10. Jogos de Grupo
Não tem nenhum jogo em casa ou outro tipo de material? Não se preocupe! Ainda assim dá para brincar muito! Reúna todos no sofá, à volta da mesa ou mesmo no chão e passe um bom tempo com o jogo da mímica, jogo do desenho ou outros jogos de grupo.
Fonte: educamais.com