Dinâmicas: Primeiro dia de Aula de Professores e Alunos

Dinâmicas: Primeiro dia de Aula de Professores e Alunos
Dinâmicas: Primeiro dia de Aula de Professores e Alunos

Dinâmicas de Apresentação para o primeiro dia de aula. Como fazer dinâmicas de grupo de apresentação na volta às aulas.

Como começar o ano letivo? Como fazer Dinâmicas de Grupo para Primeiro dia de Aula. O 1º dia de aula é dia de entrosar, de conhecer a turma, de promover dinâmicas de apresentação para que todos possam se conhecer e assim dar inicio ao relacionamento entre os alunos. A seguir daremos algumas dicas de como deve ser a apresentação do professor para o primeiro dia de aula e como deve ser a apresentação dos alunos no início do ano letivo de acordo com o a idade e nível escolar. 
Primeiramente o professor deve fazer uma apresentação pessoal, dependendo da turma a apresentação deve se adaptar a idade dos alunos, por exemplo, um professor de ensino fundamental deve se apresentar de uma maneira lúdica, informando seu nome, dizendo o que gosta de fazer, criar uma atmosfera que envolva as crianças e assim crie uma primeira impressão positiva, já para alunos da 5º a 8º série a apresentação do professor deve ser mais formal, uma apresentação pessoal explicando a matéria bem como o plano de ensino do semestre.
A apresentação de professor para ensino superior deve ser mais informal de maneira a ganhar a confiança dos adolescentes, uma apresentação pessoal onde explique sua formação, seus Hobbies ou passatempos bem como o conteúdo da matéria e como ela poderá ser útil durante a formação do aluno na área que optou por se graduar.
Primeiro dia de Aula de Professores e Alunos
Primeiro dia de Aula de Professores e Alunos
A apresentação dos alunos para o primeiro dia de aula também deve seguir o bom senso de adaptar as atividades de acordo com a idade e escolaridade. Apresentação lúdica para ensino fundamental da 1º a 4º, uma apresentação mais formal para o ensino médio e uma apresentação mais informal para alunos do ensino superior onde pode ser abordados temas como você trabalha? qual a área? Por que escolheu esse curso, quais suas ambições profissionais, etc.
O objetivo dessa dinâmica de apresentação para o 1º dia de aula é promover a relação interpessoal, auto-confiança e conhecimento um dos outros para criar um relacionamento de amizade e confiança entre professores e alunos. Essa dinâmica para o primeiro dia de aula pode ser aplicada tanto com alunos como com professores, na verdade, nossa sugestão é que o professor comece a dinâmica respondendo as perguntas e depois passe para os alunos a tarefa. Atividades de apresentação para o primeiro dia de aula, apresentação para começo do ano letivo de professores e alunos.

Tudo sobre mim – Dinâmicas para 1º dia de aula

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Qual profissão desejo exercer:

Procedimento
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas
Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Quando se trata de apresentação de professor para ensino médio o foco é na matéria apresentando para os alunos os objetivos da aula e as profissões inerentes a matéria para já começar a preparar os alunos para um futuro vestibular.

_________________________________________________________________

Dinâmicas e Brincadeiras para o Primeiro dia de Aula