Dicas para melhorar o rendimento dos alunos

Dicas para melhorar o rendimento dos alunos
Dicas para melhorar o rendimento dos alunos
Sabemos que todo início de ano letivo, é aquela correria e ansiedade de encontrarmos e conhecer os nossos novos alunos. Mais há também uma grande questão que nos deparamos anos após anos. O NÍVEL DE APRENDIZAGEM DOS NOSSOS ALUNOS. 
Pensando nisso e sabendo que são fatores enfrentados pela maioria dos professores de todo Brasil, Abaixo apresento 10 sugestões infalíveis que ajudarão à você encontrar uma saída e quem sabe melhorar consideravelmente esta situação.

Vamos às Dicas:

1) Primeiro de tudo, providencie o mais breve possível o diagnóstico de LEITURA E ESCRITA  individual de cada aluno, assim você terá a plena certeza em que nível se encontram.

2) Reúna-se com seu Coordenador/supervisor e diretor e compartilhe a situação da sua turma.

3) Organize uma reunião com os pais dos seus alunos, e trace metas junto com a família e peça ajuda para que o aluno avance no rendimento. Pois a família precisa colaborar com a sua parte.

4) Exponha na sala cartazes e sugestões que possam subsidiar seus alunos visualmente.

5) Elabore junto com a escola um plano de ação emergencial para os alunos de baixo rendimento.

6) Abandone por alguns dias e se possível meses seu planejamento. Reorganize-o com ações de alfabetização que possa atender a necessidade do seu aluno, incluindo o lúdico na maioria delas.

7) Desenvolva um plano de ação para reforço escolar, exija da escola esta atitude, para que sua turma não continue prejudicada por mais um ano.

8) Faça atendimento individual sempre que puder com alunos de baixo rendimento, assim ele se sentirá seguro e com certeza será capaz de entender melhor o conteúdo, já que está sozinho com o professor.

9) Confeccione um caderno de registro para que todos os passos da sua ação de melhoria da sala, seja registrada para posteriormente ser divulgado entre pais e escola.
10) As aulas devem ser rigorosas. As atividades devem ser desafiadoras e se moverem em um ritmo acelerado. Não dê aos alunos a oportunidade de ficarem entediados, nem períodos de tempos ociosos. Toda aula deve trazer uma lição ativa. Leve seus alunos para o nível mais alto de conhecimento. Fique no pé, estabeleça tempo para que as atividades sejam realizadas e maximize o tempo de aprendizado.

Estabeleça sempre prioridades, e lembre-se você não pode sozinho se responsabilizar com o avanço dos alunos. A escola e a família precisam ter consciência do seu papel também.

Use todas as dicas e com certeza terá um resultado satisfatório. Não queira um sucesso repentino e rápido….ensinar emana tempo e tirar o aluno do atraso do ano anterior é necessário muita habilidade e paciência.

Dicas criada pela autora do blog (Karla Valéria)

Dicas para melhorar o rendimento dos alunos