Semáforo do comportamento

Semáforo do comportamento
Semáforo do comportamento
Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Estava procurando uma sugestão para ajudar às crianças a entenderem que os combinados realizados no início do ano devem ser cumpridos e me deparei com um excelente blog da Ivanise Meyer com várias dicas e sugestões excelentes. Uma delas estaremos compartilhando com vocês a seguir, confira:
Fizemos uma lista de combinados do tipo PODE / NÃO PODE, mas algumas crianças insistem em descumprir, mesmo com todas as explicações…
Com o Semáforo do comportamento a criança pode visualizar as suas atitudes em sala evita também o desgaste, pois a criança percebe que descumpriu algo que foi combinado.
Semáforo do comportamento
No início da aula, todos estão com seus nomes no símbolo verde (MUITO BEM!).
As regras estão no mural da sala, e já foram discutidas com as crianças (causas/efeitos).


Semáforo do comportamento
Quando a criança descumpre um combinado, primeiro é alertada. Se continua, o pregador com nome passa para o símbolo amarelo (ATENÇÃO!).


Semáforo do comportamento
Se continua a descumprir, o pregador passa para o símbolo vermelho (MELHORAR!).
 
Ao final da aula, conversei com eles sobre o dia. Em uma tabela, marquei as cores dos símbolos daquele dia para analisar na sexta-feira.
Na sexta-feira, aqueles que ficaram verdes durante a semana, levarão um “passatempo” para brincar em casa (quebra-cabeça, sete erros, liga pontos, etc).
 
Espero que eles compreendam a importância de respeitar as regras, para que TODOS possam se beneficiar dos momentos que passamos na aula.
 
Semáforo do comportamento
Com informações da Ivanise Meyer
Fonte: baudei deias