CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Produção de Textos - Como Começar?



produção de textos é o ato de expor por meio de palavras as ideias, sendo uma ação deveras importante, visto que pode ser um pré-requisito para conseguir um emprego, uma vaga na faculdade, dentre outros. De tal modo, pessoas que escrevem bons textos conseguem se expressar melhor.
Produção de Textos - Como Começar?
A leitura, intimamente ligada à escrita, é um ato essencial para se produzir um bom texto, pois enquanto lemos estamos ampliamos nosso vocabulário e, consequentemente, nosso universo interpretativo, ou seja, a capacidade de entender melhor tudo que nos rodeia. Assim, é muito importante saber escrever bons textos, e sobretudo, ter o hábito da leitura.
Para saber mais acesse: A importância da leitura
Tipos de Textos
Antes de mais nada, para produzir um bom texto é muito importante conhecer os diversos tipos de textos existentes, para que seja coerente com a proposta. Assim, os principais tipos de textos são:
  • Dissertação: texto argumentativo e opinativo, por exemplo, artigos, resenhas, ensaios, monografias, dentre outros.
  • Narração: narra fatos, acontecimentos ou ações de personagens num determinado tempo e espaço, por exemplo, crônicas, novelas, romances, lendas, dentre outros.
  • Descrição: descreve objetos, pessoas, animais, lugares ou acontecimentos, por exemplo, os diários, relatos, biografias, currículos, dentre outros.

Como Produzir um Bom Texto?

Observe que não existe uma “fórmula mágica” para produzir um bom texto, no entanto, há estratégias interessantes para melhorar sua produção. Ademais, cada indivíduo tem um estilo de escrita, no entanto, o que importa não é necessariamente o estilo e sim, a coesão e a coerência apresentadas no texto.
De tal modo, a coerência é uma característica textual que está relacionada com o contexto, ou seja, significa a relação lógica entre as ideias expressas, de forma que não haja contradição no texto; e a coesão, por sua vez, está relacionada com a regras gramaticais e os usos corretos dos conectivos (conjunções, preposições, advérbios e pronomes).
Em suma, para que um texto seja considerado bom, o importante é conhecer o tipo e o gênero do texto, não fugir do tema pedido e sobretudo, cumprir as regras gramaticais essenciais para sua compreensão. Para tanto, pesquisar sobre o tema antes de escrever o texto é muito importante para dar consistência e mais propriedade à argumentação textual. agregando maior valor ao texto. Vale lembrar das novas regras gramaticais da língua portuguesa, apresentadas pelo “Novo Acordo Ortográfico”.

Crie a Estrutura do Texto

Segue abaixo algumas etapas básicas para a produção de texto:

Tema e Título

Observe que o tema da redação é diferente do título, uma vez que o tema representa o assunto a ser abordado, enquanto o título é o nome dado ao texto. Na maioria dos casos, o título é muito importante, sendo que algumas pessoas preferem começar por ele, enquanto outras, escrevem o texto primeiro e a palavra ou expressão que o define, é escolhida posteriormente.

Apresentação

A apresentação do texto (também chamada de tese) é de suma importância pois são nos primeiros parágrafos que o leitor vai ficar interessado em ler o restante do texto. Portanto, é o momento em que você irá instigar o leitor, sendo essencial pontuar as principais informações que serão desenvolvidas no decorrer do texto. Claro que nem toda a informação deve estar presente na apresentação, que deverá ser breve, porém os principais dados e elementos que serão abordados devem surgir nesse momento do texto.

Desenvolvimento

Após definir a apresentação, o segundo momento da produção do texto é o desenvolvimento (também chamado de anti-tese). Como o próprio nome indica, nessa etapa é fundamental o desenvolvimento das ideias, donde o escritor irá argumentar e oferecer os dados e/ou as informações obtidas na pesquisa e fazer uma reflexão sobre o tema abordado. Assim, fica claro que quanto melhor a sua argumentação, melhor será o texto.

Conclusão

Muitas pessoas não se preocupam com essa parte fundamental do texto, ou seja, o momento da conclusão (também chamado de nova tese). Finalizar o texto é tão importante quanto começá-lo. Assim, não adianta fazer uma boa introdução e desenvolvimento, e deixar o texto sem conclusão, posto que, após a argumentação faz se necessário que o escritor chegue numa conclusão e opine (no caso dos textos dissertativos), apresentando assim um novo caminho. Note que, quanto mais criativa for a conclusão, mais interessante ficará o texto.

Dicas para Produzir um Bom Texto

Segue abaixo, algumas dicas para melhorar a produção dos textos:
  • Mantenha o hábito da leitura e da escrita
  • Tenha o conhecimento das novas regras gramaticais
  • Preste atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias
  • Seja criativo e espontâneo
  • Não utilizar palavras de baixo calão, palavrões
  • Se distanciar da linguagem coloquial, informal
  • Tenha opinião e faça críticas próprias
  • Atenção à relação lógica das ideias (coerência)
  • Não se afaste do tema e do tipo de texto proposto
  • Faça um rascunho, para evitar rasuras
  • Se necessário, leia o texto em voz alta
  • Cuidado com as repetições de palavras e ideias
  • Não utilize palavras ou expressões que não conheça
  • Se necessário, recorra ao dicionário
  • Seja claro e conciso
Está postagem foi retirada do site : TodaMateria - todos os direitos reservados  7Graus -

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.