CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Plano de Aula - Confraria Cultural – Consciência Negra



Plano de Aula - Confraria Cultural – Consciência Negra

Consciência Negra
Ultrapassar as fronteiras do preconceito racial é conhecer e perceber a grande influência e contribuição que os negros proporcionaram para a cultura de um modo geral. Quando conseguimos nos apropriar de uma cultura e incorporá-la em nossas atividades diárias, isso representa um grande avanço para a nossa visão de mundo. A história da escravidão e sua abolição deve ser trabalhada com foco em reflexão e debates a respeito da questão racial e étnica, com uma visão ampla de mundo.
Embora seja ensinado nas escolas conteúdo sobre a escravidão na história do Brasil, ainda há os que não sabem, de fato – ou os que sabem a reconhecem por uma sutileza primária – da importância do Dia da Consciência Negra para o País, comemorado em 20 de novembro.
É fundamental ressaltar que a importância desta passagem histórica é grande não apenas para os negros, mas para toda a população, pois por detrás de uma data oficial existe uma grande lição sobre a cultura afro-brasileira que deve ser explorada e aprofundada nas escolas.
Deve ser responsabilidade da escola fazer o intercâmbio de cultura por meio das fronteiras de visão de mundo e de conhecimentos aos seus alunos. Com projetos e atividades pedagógicas é possível despertar à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e estabelecer uma rede de conceitos sobre o tema em questão.

OBJETIVOS DA ATIVIDADE
Proporcionar conhecimentos sobre os aspectos históricos que levaram ao fim da escravidão e suas consequências imediatas na sociedade, conhecendo o motivo especial pelo Dia da Consciência Negra. É importante que o projeto seja distribuído no período de um mês.

CONTEÚDOS DA ATIVIDADE
  • Expressão oral e escrita;
  • Leitura e interpretação;
  • Diversidade de gêneros literários;
  • Habilidades artísticas.

PÚBLICO-ALVO
Atividade indicada para alunos do ensino fundamental I, II e ensino médio.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
  • Literaturas sobre o tema em questão, filmes, imagens e reportagens;
  • Folhas de papel canson (para desenho);
  • Lápis de cor ou giz de cera;
  • Folha de papel pautado para a produção textual.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Primeiro Momento:
O professor deverá iniciar este momento provocando um questionamento sobre como surgiu o Dia da Consciência Negra e quais municípios decretaram feriado.
a) O professor deverá organizar a sala de aula em um grande círculo para o debate sobre o Dia da Consciência Negra.
b) Em seguida, o professor deverá lançar questionamentos para os alunos sobre o Dia da Consciência Negra. Por exemplo: “Vocês sabem o motivo pelo qual foi decretado o Dia da Consciência Negra? Quais municípios decretaram feriado? O que significa o termo consciência negra?  A abolição da escravatura tem alguma ligação com o Dia da Consciência Negra?” E assim por diante.
c) Após o levantamento de hipóteses de conhecimento dos alunos o professor deverá organizar a classe em duplas para que façam uma pesquisa sobre o aprofundamento do assunto em questão.
d) Combinar com os alunos que após a pesquisa cada dupla deverá descrever o que descobriu sobre a data comemorativa.
e) Após a descrição, cada dupla deverá expor à classe a sua conclusão sobre a pesquisa do Dia da Consciência Negra. 
Segundo Momento:
Neste momento, que será a segunda etapa do projeto, o professor deverá organizar com os alunos uma atividade que favoreça o conhecimento sobre o fim da escravidão e suas consequências para os ex-escravos.
a) O professor deverá retomar, revisar e explicar aos alunos o que foi a abolição da escravidão.
b) O professor deverá apresentar por meio de sites, livros e literaturas o tema da abolição da escravatura.
c) Após a explanação sobre a abolição, o professor deverá dividir a classe em dois grupos grandes e realizar um debate.
d) O grupo A fica com o tema “O processo de abolição da escravatura no Brasil”, e o grupo B fica com “A vida dos negros brasileiros após a abolição”.
e) Cada grupo deverá ter um tempo para preparar perguntas sobre o tema do grupo oponente, havendo um tempo para resposta também; por exemplo, o grupo A deverá elaborar perguntas de acordo com tema de estudo do grupo B, e vice-versa.
f) O professor deverá ser o mediador do debate, e para finalizar este momento o mesmo deverá concretizar e complementar, se necessário, a conclusão dos temas em questão.

Terceiro Momento:
Para a concretização deste momento do projeto o professor deverá inserir a questão que aborda quem foi Zumbi dos Palmares e o que foi o Quilombo dos Palmares, e o que são as comunidades quilombolas.
a) O professor deverá organizar uma exposição de fotos, imagens e figuras por meio de livros e de sites na internet, além de ampliar o conhecimento destes dois temas interligados.
b) Após a abordagem dos temas, o professor poderá levá-los à sala de Informática e, por meio dos sites sugeridos (ver box), levar os alunos a aprofundar o que foi explanado em sala de aula.
c) O professor poderá concluir este momento solicitando que cada aluno represente com um desenho o que foi aprendido sobre Zumbi e o Quilombo dos Palmares.

Quarto Momento:
O professor poderá desenvolver esta atividade utilizando as redes sociais das quais os alunos são usuários.
a) O professor poderá solicitar que cada aluno elabore um depoimento com textos, mensagens, frases e imagens dos temas estudados durante o projeto.
b) O professor deverá fazer as devidas correções das produções de cada aluno.
c) Em seguida, o professor deverá combinar com cada aluno para que o mesmo possa postar na rede social de seu uso habitual (Facebook, Twitter, YouTube...) a sua produção como registro da aprendizagem durante o projeto Dia da Consciência Negra. 

Quinto Momento:
Para finalizar este momento, o professor deverá organizar uma Confraria Cultural.
a) O professor poderá organizar na semana do Dia da Consciência Negra ou na véspera do dia 20 de novembro a Confraria Cultural.
b) O professor deverá indicar aos alunos que elaborem individualmente uma poesia, uma canção ou um texto argumentativo sobre os temas estudados.
c) Os alunos poderão escolher qual o gênero que utilizarão para desenvolver o seu trabalho.
d) Após a produção de cada aluno, o professor deverá fazer as devidas correções.
e) Para finalizar, o professor deverá organizar todos os materiais estudados desde o início do projeto e expor na Confraria Cultural, data a ser determinada como Comemoração do Dia da Consciência Negra.
- No dia da Confraria Cultural o professor poderá expor todos os trabalhos dos alunos na biblioteca, pátio da escola, anfiteatro ou um local no qual os alunos possam ter acesso para visitas.
- O projeto deverá ter um cronograma com a duração prévia de um mês, antecedendo a data do Dia da Consciência Negra, para que os alunos possam pesquisar e assim adquirir conhecimento de literaturas que favoreçam o enriquecimento do tema em questão.
- O professor poderá organizar durante o horário de aula um momento para que os alunos possam cantar o Hino da Proclamação da República e/ou o Hino Nacional Brasileiro, realizando um sorteio para que um aluno possa ler sua produção de poesia, canção, mensagem etc. como abertura do evento.
Sugestões para avaliação
O aluno deverá ser avaliado a todo o momento; para isso, o professor deve observar sua participação, interesse e apresentações dos trabalhos solicitados. É fundamental no processo de avaliação, durante o desenvolvimento do projeto pedagógico, que sejam consideradas as ações procedimentais, conceituais e atitudinais de cada aluno.
Autora: Regina Mara de Oliveira Conrado, psicóloga, pedagoga, especialista em Educação Infantil, autora de livros destinados à área da Educação e coordenadora pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio São José, de Santos (SP). E-mail: regina-conrado@ig.com.br

Veja mais sobre "Consciência Negra" nesta lista a seguir:

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.