Educação Infantil não é Brincadeira

A Educação Infantil faz parte, hoje, da vida acadêmica dos alunos. infelizmente, muitos pais e, até profissionais da educação não se alertaram sobre.
Educação Infantil não é Brincadeira
A importância do “brincar” para o aprendizados dos alunos, nesta fase acadêmica, é muito mais importante do que se possa imaginar.

Segundo Vygotsky, é através da interação com o meio que a criança se desenvolve, ou seja, com a sua convivência com outras crianças, locais, sociedade e, principalmente, no ambiente educacional.

As brincadeiras propostas e realizadas na educação infantil tem seus objetivos para se desenvolver cada habilidade cognitiva, motora, sensorial e social da criança.
Com isso, deve-se estar atento para o planejamento das aulas, com as atividades lúdicas voltadas para as idades certas.
A educação infantil não é brincadeira. É sério. É nessa etapa que a criança possui mais facilidade em construir seu aprendizado, valores, posicionamentos e seu caráter.
Vale lembrar que, a Instituição Educacional promove a educação conteudista, ou seja, os conteúdos acadêmicos direcionados para cada etapa da criança. A educação vem dos pais ou responsáveis.
Por isso, tanto os pais/ responsáveis devem entender que a criança na Educação Infantil não usa seu teu tempo para brincadeiras sem fins de aprendizados.
Com isso, o papel da Instituição de Ensino é promover reuniões para acabar com o mito  “a criança só fica na escola brincando.”
Como professora e Coordenadora da área de Educação Infantil, tenho consciência de quão grande é a importância do lúdico para o desenvolvimentos dos meus alunos.
Através das brincadeiras, os alunos aprendem ler, reconhecer os números, escrever, identificar placas, valores, sociabilidade, dentre, inúmeras áreas elas, as crianças, descobrem brincando.
Sempre que escrevo, falo de minha prática pedagógica, pois, se você tem consciência da importância da Educação Infantil, com certeza, sabe que ela não é Brincadeira.
Escrito por: Renata Calasans – amoaeducacaoinfantil 
 
 
Veja também: